Notícias
Linha-13 Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro

A Linha-13 Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, no Município de Guarulhos, representa um investimento total do Estado da ordem de R$ 1,8 bilhão, sendo as obras civis financiadas pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e recursos do Governo do Estado de São Paulo (GESP), e a energia, sinalização e telecomunicação pela Caixa Econômica Federal (CEF/PAC).




A nova linha terá 12,2 quilômetros de extensão, sendo que uma parte do trajeto será feita em superfície (4,3 km) e outra em elevado (7,9 km). No total serão duas novas estações: Guarulhos Cecap e Aeroporto Guarulhos, além da Estação Engenheiro Goulart, integrando com a Linha-12 Safira, que será totalmente reconstruída. Serão construídas 3 subestações, 2 cabines seccionadoras.  A implantação da nova Linha prevê a transposição sobre os Rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, das Rodovias Ayrton Senna, Hélio Smidt, Presidente Dutra, e da Avenida Monteiro Lobato. Serão adquiridos 8 trens de 8 carros, com financiamento do Banco Europeu de Investimento – BEI. Serão reconstruídas duas Passagens Inferiores (PI’s), na Linha 12: a do Jardim Piratininga e a de Engenheiro Goulart, que permitirão a circulação de veículos e pedestres, da Avenida Assis Ribeiro ao Parque Ecológico do Tietê – PET.



Os trens vão dispor de bagageiros e nesta primeira fase farão o percurso entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, com parada na Estação Guarulhos-CECAP. Na Estação Aeroporto-Guarulhos será construída  uma passarela que ligará ao atual Terminal 4 do aeroporto, da qual sairá um ”transporte” que percorrerá todos os Terminais do aeroporto transportando os usuários gratuitamente. Todas as novas estações terão acessibilidade (elevadores, piso podotáteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas) e escadas rolantes para conforto dos passageiros.



A Estação Guarulhos-CECAP será uma estação ferroviária da Linha 13 da CPTM, ficará próximo ao Terminal Turístico Rodoviário de Guarulhos, no bairro do Parque Cecap.

Segundo a equipe do Guarulhos hoje as obras estão bem avançadas e estima-se que as viagens terão duração de 17 minutos com  intervalos entre os trens de oito em oito minutos.



Foto: Ivanildo Porto

Fonte: CPTM e Guarulhos Hoje



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade