Notícias
Momentos AGENDE

AGENDE e FIG-Unimesp realizaram seminário de Tecnologia, Inovação e Empregabilidade com a presença do Vice Governador: Marcio França.

 

 

Com presença de importantes lideranças de Guarulhos e autoridades municipais e estaduais, o Centro Universitário Metropolitano de Guarulhos (FIG-Unimesp) realizou um seminário sobre Tecnologia, Inovação e Empregabilidade em seu auditório Baeta Neves, na noite de 25 de fevereiro.

 

A mesa de honra foi composta pela presidente da ASEC, Loredana Glasser e Rosmary Ghellery (representante do CIESP-Guarulhos); pelo vereador de Guarulhos, Gustavo Henrique Costa (Guti); pelo vice-governador e secretário de estado de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação, Márcio França; pelo reitor comunitário da FIG-Unimesp, Ary Baddini; pelo secretário geral da AGENDE, Roberto Marchiori; pelo empresário e ex-presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar; pelo presidente da ASSEAG, Flavio Naressi e pelo gerente geral do Sebrae/SP – E. R. Guarulhos, Marcelo Paranzini.


Ary Baddini, agradeceu a presença de todos e colocou a FIG-Unimesp à disposição da sociedade para articularem sobre ciência, inovação e tecnologia. Baddini  aproveitou para contar um pouco da história de como a instituição foi fundada e sua importância para a Cidade. Disse que uma vez foi fazer uma palestra na Câmara de Guarulhos e ficou contente por ver que a maioria dos que lá estavam, incluindo as autoridades legislativas, passaram pela FIG. Tudo isso o faz se orgulhar da instituição que representa. 

O jornalista e historiador Martinho Risso conduziu a cerimônia do evento e destacou que Guarulhos é caracterizada por ser uma cidade industrial, porém, a dinâmica concorrencial globalizada exige mais. Dessa forma, as lideranças do município realizam um intenso trabalho para que o município possa se tornar uma Cidade que tenha sua economia baseada no conhecimento e na inovação tecnológica. 

Assim, o Secretário Geral da AGENDE, Roberto Marchiori, entregou às mãos do Vice-Governador Márcio França um documento para que o Estado continue apoiando as atividades da Incubadora e o projeto do Parque Tecnológico para que Guarulhos possa se desenvolver cada vez mais. “Ainda não temos um Parque Tecnológico, mas a Incubadora é nosso play-ground tecnológico. Aqui em Guarulhos temos diversas startups desenvolvendo novas tecnologias e gerando emprego e renda”, observou Marchiori.



O coordenador especial técnico científico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, palestrou sobre Ambientes de Inovação como Instrumentos do Desenvolvimento Econômico. Em sua palestra, destacou a importância da cooperação e dos esforços das academias, das indústrias, do poder público e da sociedade civil organizada de Guarulhos em prol do desenvolvimento econômico e social. “A inovação não é espontânea, ela é incentivada, ela é induzida e envolve a academia, o setor produtivo e o poder público, esses são os atores -Triple Helix - que propulsionam o desenvolvimento econômico de inovação”, destacou o Dr. Devanildo.

Ainda salientou que a nova realidade é a indústria 4.0 e que Guarulhos precisa se adequar a isso. O conceito de indústria 4.0 ganhou força na Alemanha, onde um projeto que envolve empresas, universidades e o governo foi lançado para modernizar a já desenvolvida indústria local. 


A segunda palestra, com o tema Política Desenvolvimentista para Guarulhos sob a Ótica da Justiça Social, proferida pelo integrante do Poder Legislativo de Guarulhos, o Vereador Gustavo Henrique Costa. 

O Vereador destacou que o Desenvolvimentismo tem que promover Justiça Social e usou como exemplo o Vale do Silício onde o salário médio de cada trabalhador é de 120.000 dólares por ano ou 10.000 dólares por mês. Isso mostra como a tecnologia traz melhores condições de vida para as pessoas e para a Cidade. Para Guti, a prefeitura deveria abrir mão de alguns impostos das indústrias para manter as que já estão no município e atrair novas. 

Na opinião do Vereador Guti, o Parque Tecnológico pode ser um divisor de águas para fazer com que a economia de Guarulhos se desenvolva ao invés do que está acontecendo atualmente, desaceleração. “Em médio prazo, podemos ter 500, 600 startups, isso faz com que a economia aqueça e gere mais emprego e renda”, observou.

Encerrando o evento, o Vice-Governador e Secretário Márcio França apresentou dados econômicos que mostram a força do Estado de São Paulo, onde em quanto a maioria dos Estados do Brasil estão com déficit e graves problemas econômicos. São Paulo encerrou 2015 com superávit de mais de 6 bilhões de reais.  

Observou que o Governo de São Paulo é o que mais investe em Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e sua pasta é responsável pela administração anual de R$ 17 bilhões para investimentos: isso é maior do que o PIB de muitos estados do País e que, por isso, o Estado de São Paulo está na contra mão da crise econômica e encerrou 2015 com PIB de R$ 480 bilhões, representando 33% do PIB brasileiro. 


Marcio França, Loredana Glasser e Gustavo Henrique

Márcio França destacou que o Estado de São Paulo, além de investir em Ciência, Tecnologia e Inovação, também tem transparência, segurança jurídica e se utiliza de tecnologias e sistemas de informação que agilizam a abertura de novas empresas no Estado e que isso facilita e encoraja o empreendedorismo. “No ano passado, 234 mil novas empresas abriram no Estado. Vejam: mesmo na crise os paulistas estão empreendendo. Nossa modelagem de governança precisa ser irradiada para todo o Brasil”, e complementou: “Por isso o Governo do Estado apoia a criação do Parque Tecnológico de Guarulhos, pois a Cidade é a esquina do Brasil e é fundamental para a economia de nosso Estado. Com o Parque, o empreendedorismo será ainda mais pujante e a economia cada vez melhor”, encorajou Márcio França.

Imagens ilustrativas da AGENDE.    

 

Por fim, o Vice-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação elogiou o Projeto do Parque Tecnológico de Guarulhos e disse estar excelente e se colocou a disposição para ajudar nas próximas etapas.


Márcio França e Ary Baddini

O evento contou com a presença de diversas lideranças sociais, de acadêmicos, do poder público e da imprensa. Apoiaram a realização do seminário sobre Tecnologia, Inovação e Empregabilidade as entidades e associações: AGENDE Guarulhos, SEBRAE-SP/Guarulhos, CIESP-Guarulhos, ACE-Guarulhos e ASEC.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade