Notícias
Palavra do Presidente: Antonio Roberto Machiori

Dentre os inúmeros problemas econômicos, políticos e sociais que nos afetam, um dos principais é o desemprego. O Trabalho tem papel fundamental na manutenção das famílias, permitindo o acesso aos elementos básicos: educação, moradia e saúde com efeitos na moral da sociedade.

Nos últimos anos, passamos por graves problemas que retiraram mais de 14.2 milhões de pessoas do mercado de trabalho no País, afetando de forma direta aproximadamente 57 milhões, cerca de 25% da população.

Na cidade de Guarulhos estima-se um déficit de mais de 60 mil empregos, impactando na diminuição da atividade econômica com a redução do dinheiro que circula na economia: a cidade fica mais pobre.

O cenário sofre impactos de fatores macroeconômicos. Mas o desafio é buscar desenvolver instrumentos locais que possam amenizar a perversa situação. Um dos aspectos envolve a qualificação de mão de obra em sintonia entre a demanda empresarial e a oferta de mão de obra.

Outra linha envolve o apoio ao empreendedorismo, o projeto do MEI – Micro Empreendedor Individual – é meritório na perspectiva de tirar da informalidade, mas limitado no que tange ao processo arrecadatório local e geração de vantagens competitivas aos Municípios.

O desafio é criar empresas altamente competitivas e inovadoras. A experiência de Guarulhos aponta para as incubadoras de empresas tecnológicas, as quais propiciam o desenvolvimento de novas empresas, as startups.

Quando uma empresa inovadora é constituída e se torna competitiva, a cidade alcança inúmeras benesses como arrecadação de impostos, mão de obra qualificada, oferta de empregos, know-how de negócios e a criação de uma nova cadeia de valor, ou seja, torna-se um ativo gerador de recursos econômicos.

A defesa do projeto da Incubadora alicerça-se na perspectiva de tornar a cidade uma centralidade estruturada na inovação tecnológica. Hoje, para ilustrar, a cidade apresenta um grande déficit na oferta de serviços de tecnologia da informação e comunicação, recorrendo a São Paulo para atender à crescente demanda.

A cultura que foi formada com a nossa Incubadora Tecnológica, verdadeiro embrião de ambientes mais evoluídos, como o Parque Tecnológico, não pode ser descontinuada. A base estruturante do sistema de inovação passa necessariamente pela consideração da Academia, Empresas e Poder Público.

A discussão do projeto não pode ficar isolada em questões pontuais, relacionada ao tipo de empresa que irá integrar o projeto. A experiência demonstra que a dinâmica mercadológica possui autonomia, cabendo somente o posicionamento de critérios.

Portanto, continuamos firmes no propósito de oferecer à cidade um projeto sustentável e estruturado, que ofereça oportunidades à população, competitividade às empresas e fortalecimento da academia. A Incubadora representa o compromisso da cidade com a Inovação.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade