Notícias
China cria o maior supercomputador do mundo

 

Matéria publicada pela Folha de São Paulo de 29/10/10 mostra que um centro de pesquisa da China construiu o supercomputador mais rápido do mundo, batizado de Tianhe 1-A, superando os EUA e transformando o país em superpotência da tecnologia.


Tianhe 1-A pode executar operações matemáticas cerca de 29 milhões de vezes mais rápidas que um supercomputador da época de 1976: em termos precisos faz 2,5 quatrilhões de operações matemáticas por segundo.


Os supercomputadores atuais são construídos pela combinação de milhares de pequenos servidores. O diferencial está no software que faz deles uma entidade unificada. O segredo está na tecnologia de interconexão para a transferência ultraveloz de dados entre os computadores. O Tianhe 1-A usa milhares de chips da Nvidia e Intel.


O computador mais rápido dos supercomputadores se tornou fonte de orgulho nacional, já que estas máquinas são valorizadas por sua capacidade de resolver problemas cruciais para os interesses nacionais, em áreas como de defesa, energia, finanças e ciência como em pesquisas da astrofísica e na modelagem biomolecular.


O destaque é o fato de um país considerado emergente atingir o mais alto grau de avanço tecnológico em um setor de ponta da economia moderna.


Esse fato demonstra a existência de uma estratégia para construir um novo futuro para a China, utilizando os recursos obtidos em crescentes superávits comerciais para investir em novas tecnologias.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade