Notícias
Madeira Biossintética made in Guarulhos

Por Valdir Carleto

Revista Weekend

 

Que tal pouparmos milhões de árvores e, ao mesmo tempo, evitar que milhares de toneladas de plásticos se acumulem por séculos nos aterros sanitários. Parece um sonho.
Pois uma tecnologia desenvolvida por guarulhenses transforma esse sonho em realidade. Pesquisando o que fazer para agregar valor a resíduos plásticos decorrentes da produção industrial, o professor Zoroastro de Miranda Boari, doutor em engenharia de materiais, aliado ao executivo Arnaldo Rosa e ao administrador Claudinei Marques da Silva, chegou à composição de uma madeira biossintética, resultado da junção de quatro tipos de plásticos.
 
Estabelecidos com a empresa Eco Soluções, dentro da incubadora Guarulhos, em Cumbica, produzem ecotábuas de 10 cm e 15 cm, que podem ser utilizadas nas mais diversas aplicações no lugar da madeira, como pallets para serviços de logística. Em outros formato, a madeira sintética pode substituir mourões de cercas, dormentes para estradas de ferro, travessas de postes, deques para piscinas e uma infinidade de aplicações. Em parceria, utiliza na produção equipamentos de outra empresa guarulhense, a Reciplast.
 
"Enquanto um pallet de madeira tem uma vida útil bastante curta, um pallet de madeira sintética pode durar muitos anos, logicamente dependendo de como é o manuseio", frisa Zoroastro. Ele informa que já há varias empresas adquirindo seus produtos, com total aprovação. Explica que, por enquanto, usam apenas resíduos industriais na produção, mas que, à medida em que a demanda aumentar, embalagens de todo tipo poderão ser aproveitadas. Segundo ele, o processo de produção não gera efluentes nocivos, nem emite gases, sendo totalmente inofensivo à natureza.
 
"Damos uma solução segura ao meio ambiente, transformando um problema ambiental em diversos produtos, e ainda gerando empregos. Praticamente não há limites, porque a madeira biossintética pode ser torneada, parafusada e ainda pode ser reciclada até cinco vezez. Todos que a conhecem surpreendem-se", afirma Arnaldo Rosa. Ele acrescenta que boa parte desses plásticos seria descartada ou iria indevidamente para aterros se não fosse essa nova tecnologia.
 
A Eco Soluções também está desenvolvendo as Ecoplacas para isolamento acústico, que substituirão com vantagens outros materiais utilizados para essa finalidade.
 
Visitei a empresa para uma reportagem que mostra essas inovações tecnológicas importantes para o meio ambiente e que será exibida no domingo, dia 16, às 7h da manhã na TV Bandeirantes, canal 13, durante o programa "FJR Sustentabilidade", cujo titular, Figueiredo Jr., ficou impressionado com o quanto essa solução pode contribuir para reduzir o desmatamento e o lixo jogado nas ruas: "É uma revolução. Vamos divulgar esse trabalho, porque o Brasil precisa saber disso, o mundo todo precisa saber. Vamos fazer nossa parte", conclui.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade