Estado firma contrato para Rodoanel Leste e estudos do Rodoanel Norte entram em fase de conclusão
Guarulhos Hoje Juliana Brito Soares 11/03/2011
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou ontem que estão sendo concluídos os estudos do trecho norte do Rodoanel de São Paulo e que em breve deve estar definido seu modelo de concessão, o que permitirá o lançamento do edital. "Esperamos em breve concluir os estudos do trecho norte e enviá-lo ao PED (Programa Estadual de Desestatização)", afirmou. O anúncio foi feito, no Palácio dos Bandeirantes, durante a assinatura do contrato para a construção do trecho leste e para a gestão da concessão do trecho sul, pela SPMar, vencedora do processo de licitação.
O trecho norte beneficiará diretamente Guarulhos, uma vez que a cidade receberá 55% da extensão total do traçado - o equivalente a 22 km dos 42,8 km previstos no projeto original -, além de dois túneis. A expectativa é de que este projeto proporcione maior fluidez no trânsito das rodovias que cortam a cidade, mobilidade urbana e redução de tempo para quem precisa diariamente cruzar a Grande São Paulo.
Este trecho prevê um traçado que passa por Guarulhos, Arujá e São Paulo, interligando a rodovia dos Bandeirantes e Presidente Dutra. A obra neste sentido está orçada em R$ 5 bilhões e a previsão é de que tenha início ainda este ano, com possibilidade de conclusão até 2014.
“O trecho Leste vai ligar o maior aeroporto brasileiro, em Guarulhos, ao nosso maior porto, em Santos", disse Alckmin nos jardins do Palácio dos Bandeirantes.
Diário de Guarulhos Luiz Roiz Da Redação
O Estado firmou hoje um contrato entre a ARTESP e o Consórcio SPMar para a operação do Trecho Sul e construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas.
“O trecho Leste vai ligar o maior aeroporto brasileiro, em Guarulhos, ao nosso maior porto, em Santos. Trata-se de uma grande conquista. O consórcio SPMar depositou R$ 383 milhões antes mesmo do prazo previsto. Agora é mãos à obra”, disse Alckmin nos jardins do Palácio dos Bandeirantes.
As obras, desapropriações e questões ambientais ficarão a cargo da SPMar. “Tudo isso faz parte do novo modelo de um Estado regulador e fiscalizador. O restante fica por parte da iniciativa privada. As obras começam hoje (ontem)”, disse o governador.
A rodovia levará 36 meses para ficar pronta. O pedágio no Rodoanel foi calculado em R$ 0,04 centavos por km.
A licitação ocorreu em novembro de 2010 e resultou no maior deságio do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo de São Paulo: as tarifas de pedágio ofertadas ficaram 63,3% menores que o teto estipulado em edital, resultando, à época, em R$ 2,1 para o Trecho Sul e R$ 1,6 para o Trecho Leste, valores com base em julho de 2009. Os investimentos a serem feitos pela concessionária nos Trechos Sul e Leste somam R$ 5,194 bilhões.
O início da cobrança do pedágio no Trecho Sul só será autorizado após o término do Programa Intensivo Inicial (PII), previsto para ser concluído em até seis meses.