Governo do Estado cria Câmara de Desenvolvimento Metropolitano
Diário de Guarulhos Luiz Roiz Da Redação
O governador Geraldo Alckmin cria amanhã a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, colegiado composto por dez secretarias e presidido pelo próprio governador, que será responsável por estabelecer a política do governo estadual para as regiões metropolitanas e outras concentrações urbanas do Estado.
Segundo Alckmin, o novo órgão dará modernidade e maior velocidade na solução dos problemas comuns que atingem os municípios que compõem a chamada macrometrópole paulista, região que congrega 153 cidades, inclusive Guarulhos, e concentra 72% da população e 80% do PIB do Estado, aproximadamente 27% do PIB do País.
Uma das atribuições na Câmara de Desenvolvimento será a criação de comitês executivos para planejar e acompanhar cada projeto a ser implementado na região da macrometrópole.
Esses grupos de trabalho poderão ser compostos por várias secretarias, dependendo das áreas que integram os projetos, com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, que é a secretaria-executiva do órgão, como indutora e articuladora dessas ações.