Visita ao Parque Tecnológico de Andalucía e Associação de Parques Científicos e Tecnológicos
Foto: AGENDE Guarulhos
A equipe de Guarulhos composta pelo Chefe do Gabinete da Prefeitura de Guarulhos Rafael Paredes, o Gerente Geral da Agende Paulo Gonçalves e o Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos Dr. Devanildo Damião visitou a sede da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha - APTE que fica alojada no Parque Tecnológico da Espanha, e foi recepcionada pela responsável pela transferência internacional e relações internacionais Aline Daniel. A APTE é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo colaborar com a potencialização e difusão dos Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha - PCTs. A Entidade conta com 80 Parques afiliados, e sua linha de atuação está alicerçada na promoção do desenvolvimento de PCTs, fomento à colaboração empresarial, apoio à transferência de conhecimento e tecnologia, e fomento de infraestrutura de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Comporta no total 5.115 entidades que empregam mais de 136.000 pessoas, com 23.138 dedicando-se a atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Especificamente, o Parque Tecnológico da Andalucía - PTA foi inaugurado em 1992, e é um local para instalação de empresas de alta qualidade e inovadoras, envolvendo a produção, serviços técnicos especializados e atividades de P&D, pressupondo o atendimento aos preceitos de sustentabilidade e respeito à natureza.
O Parque é gerido no formato de uma Sociedade Anônima – S.A. A sua composição tem forte participação do poder público, envolvendo a Municipalidade de Málaga, que possui participação de 34%, somente menor que a da região de Andalucía que é de 51%, enquanto que o Banco Unicasa possui 15%. A localização do Parque é estratégica, distanciando-se 13 km do Centro de Málaga e próxima ao Aeroporto. A superfície total da área é de 186 hectares, das quais 45% são destinadas às zonas de preservação. A Gestão do Parque comporta uma empresa específica que trata da questão de urbanização e mantém relação com o Poder Público.
O Parque Tecnológico é um lugar privilegiado e oferece serviços especializados para as empresas, os serviços de Tecnologia de Informação e Comunicação são de altíssimo nível com as principais empresas de telefonia do mundo, tais como Vodafone, Telefonica e outras.
No tocante à vertente Acadêmica, a âncora é a Universidade de Málaga, que desenvolve uma política de aproximação com o mundo empresarial, envolvendo a formação de grupos de P&D.
No que tange a ocupação de espaços pelas empresas, existe a possibilidade de aquisição do terreno e também da concessão de uso por 75 anos, sendo que a parcela mínima é de 2.500 m² e a máxima de 80.000 m². Outra iniciativa interessante refere-se aos contenedores que são estruturas desenvolvidas parcialmente pela gestora do Parque Tecnológico e podem ser concedidos para as empresas.
Nota-se que o Parque está bastante consolidado, e é considerado como um importante instrumento de política pública, oferecendo amplo conjunto de serviços para as pessoas como hotéis, creches, heliporto, posto de combustível, entre outros.