Lançamento da Revista Análise Guarulhos Set/11 trata das vocações econômicas de Guarulhos
AGENDE Guarulhos
Da redação
Fotos: AGENDE GuarulhosA AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de
Guarulhos) lançou a Revista ANÁLISE GUARULHOS de Setembro de 2011 (faça
download aqui), em coletiva de imprensa aos principais jornais da Cidade.
Na oportunidade, houve palestra referente ao Parque
Tecnológico de Itaipu proferida por Antonio Fernando Terna Machado, que é
gerente do Programa de Empreendedorismo de Itaipu.
Paulo Gonçalves, gerente geral da AGENDE, iniciou o evento com a apresentação da revista Análise Guarulhos e agradecendo ao convite atendido pelo palestrante Antonio Terna Machado e à presença de todos.
O Prefeito Sebastião Almeida destacou a importância do lançamento da revista e do trabalho conjunto das entidades que estão colaborando com o desenvolvimento da Cidade e para a concretização do Parque Tecnológico Guarulhos. “O Parque Tecnológico é um sonho para ser realizado de forma conjunta”, afirmou.
Antonio Fernando Terna explanou que o desenvolvimento do entorno do Parque Tecnológico de Itaipu se deu através de ações de educação, ciência e tecnologia e empreendedorismo promovido pelas parcerias estratégicas e com investimentos dos governos Federal e Estadual; de empresas privadas, de universidades e de centros de pesquisa.
Ao término da palestra, os presentes e a imprensa fizeram perguntas a respeito da revista, que foram respondidas pelo Dr. Devanildo Damião, Coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico e do Núcleo Acadêmico da AGENDE, que explicou tratar-se de um estudo sobre os aspectos referentes às principais vocações da atividade econômica de Guarulhos.
Marcelo Chueiri, Coordenador Técnico da AGENDE, chamou a atenção para a necessidade de expansão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, que atualmente é o que mais cresce no mundo. “Guarulhos não expandiu mais o seu crescimento [da movimentação aeroportuária] porque Congonhas voltou a crescer. Porém, no final de 2011 a tendência é voltar a estourar o limite do número de passageiros em Cumbica em 40%; em 2014 a tendência é que chegue a 46 milhões de passageiros e para 2016 é de 60 milhões de passageiros. Com isso, além do 3° terminal precisar funcionar em sua plena capacidade, é necessária a construção do 4° terminal e da 3° pista”, disse Chueiri.
O Prefeito de Guarulhos, Sebastião
Almeida, esteve acompanhado por Rafael Paredes, Chefe de Gabinete; Antonio C. de Almeida,
Secretário de Desenvolvimento Econômico; Maria H. Gonçalves, Secretária do
Trabalho; Miguel N. Choueiri, Coordenador de Assuntos Aeroportuários.
Representando o Estado de São Paulo esteve presente
Antonio E. Santos, Assessor da Secretaria de Desenvolvimento
Metropolitano. As entidades de classe foram representadas por Cristiane
Rebelato, gerente geral do Sebrae Regional Guarulhos; Maurici D. Gomes, ACE
Guarulhos, e por Vera L. Belezzo, que representou a APEG e ASSEMAG.
As
instituições de ensino foram representadas por Prof. Antonio Veronezi, Prof.
Dr. Alexandre Estolano e Prof. Dra. Maria Inês, respectivamente, Chanceler,
Reitor e Vice-Reitora da UnG. Representando a Faculdade ENIAC, José M.
Gomes, Professor; e, pela FATEC Guarulhos, esteve presente a Profa. Dra.
Mariluci Martins, Diretora; e as empresas da Incubadora AGENDE
Guarulhos: DNA Express, Lancellete Biomedical, MS Ferramentaria, Liq Flon e
Simberg também enviaram seus representantes.
A AGENDE Guarulhos AGRADECE o apoio e a cooperação da Prefeitura de Guarulhos e a participação e presença de todos os convidados.
Saiba mais
Clique na figura para fazer download da revista em PDF
Vocações definidas
Agende mostra o caminho por onde pode seguir a nova economia municipal
(Editorial - Diário de Guarulhos)
A mais recente edição da revista “Análise Guarulhos”, da Agende, contribuiu para adensar o debate sobre as novas vocações econômicas do município.
Recorrendo ao conceito de Quociente Locacional, seus pesquisadores concluíram que o setor farmacêutico é o mais bem posicionado para liderar a nova etapa de desenvolvimento econômico e tecnológico no município, secundado pela indústria de metalurgia e de química fina.
Não era propriamente uma novidade, mas o estudo coordenado pelo professor Devanildo Damião mostrou que tais vocações já se consolidaram econômica e espacialmente no município, a ponto de sustentarem o projeto de um parque tecnológico. E será este parque o eixo dinâmico da nova fase da economia local.
A Agende segue cumprindo com competência sua tarefa de fornecer subsídios para uma estratégia moderna de desenvolvimento de Guarulhos. Cabe agora aos políticos de imaginação transformá-la em realidade.