Ontem (22/3/2012), a aeronave foi mostrada à imprensa, que conheceu o aparelho por dentro e por fora, inclusive acompanhando a partir da pista de Cumbica toda uma manobra de pouso. Silencioso para a potência de suas turbinas, o aparelho despertou a curiosidade e admiração das equipes que trabalham na instalação guarulhense por suas dimensões. "Puxa, é enorme," comentou uma funcionária da TAM.
O A380 pode transportar entre 525 a 853 passageiros, dependendo da versão. Tem um comprimento de 72,75m, envergadura de 79,80m e altura de 24,08m. Atinge uma velocidade máxima de 970 km/h e tem capacidade para transportar 560 toneladas. A primeira visita a Guarulhos ocorreu em 2007. A largura da pista do aeroporto de Cumbica não é ideal para o uso da aeronave. É recomendável desligar as duas turbinas externas para que não haja sucção de materiais depositados nos canteiros.
Mas ela pode ser operada aqui com segurança, garante Rafael Alonso, vice-presidente da empresa. "O A380 opera nas mesmas pistas em que opera o Boeing 747. Só que com vantagens", explicou o executivo." Uma delas é a economia de 15% a 20% em relação a seu concorrente americano mais velho. Outro ponto favorável ao Airbus 380 é o silêncio, 20% menos ruído que o Jumbo.
Segundo Alonso, devido ao grande número de passageiros transportados, o avião requer dois fingers "corredores" móveis conectados simultaneamente para embarque e desembarque, o que não é possível hoje no aeroporto de Guarulhos. "A adaptação é relativamente fácil", argumenta um dos engenheiros da empresa. O terminal 5 de Cumbica, que ainda não começou a ser construído, prevê fingers para essa aeronave.
Existem atualmente 71 A380 em operação no mundo e mais 253 foram encomendados por 19 clientes. O aparelho em visita a Guarulhos é um modelo de demonstração. Seu interior traz poucas poltronas e quase não tem revestimento.
Com mais de 500km de cabos aparentes, o aparelho leva dezenas de reservatórios de água para realização de testes de estabilidade, consumo e outros. Também possui um simulador de voo para treinamento de pilotos.