AGENDE se reúne com presidente de Associação Mundial em ambientes de inovação tecnológica
Henry Etzkowitz, professor das universidades de Stanford e Edimburgo, recebeu neste fim de semana dois dirigentes da AGENDE que estão nos Estados Unidos, em viagem de estudos para viabilizar o projeto do Parque Tecnológico de Guarulhos. São eles Paulo Gonçalves e Devanildo Damião, respectivamente gerente geral e coordenador do núcleo acadêmico e do núcleo do parque tecnológico da AGENDE.
Etzkowitz é uma das maiores autoridades mundiais em ambiente de inovação tecnológica. É também presidente da Triple Helix Association, entidades destinadas a fomentar as três pontas do desenvolvimento tecnológico: universidade, empresas e governo (a tripla hélice). Etzkowitz sublinhou a necessidade de os governos assegurarem um marco legal seguro para atrair e estimular as empresas de perfil tecnológico.
- A Triple Helix Association é uma entidade com sede em Turim, Itália. Tem a presença de quatro brasileiros, entre eles Ary Plonski, da USP, orientador da tese de doutorado de Devanildo Damião.
Pesquisador de Stanford recebe comitiva da AGENDE e incentiva Parque Tecnológico de Guarulhos
Jornal Positivo
Em missão nos EUA, a comitiva da AGENDE composta pelo Dr. Devanildo Damião e o gerente geral, Paulo Gonçalves, foi recebida por um dos maiores especialistas mundiais em ambientes inovadores e relações universidade, empresas e poder público, o professor norte-americano Henry Etzkowitz.
Na ocasião o pesquisador enfocou a importância da proximidade e conformação de ambientes de inovação para o desenvolvimento local na sociedade do conhecimento, na qual a academia tem um papel de destaque.
Destacou ainda, o trabalho com empresas tecnológicas startups (em fase inicial), inclusive apresentando in loco, o projeto desenvolvido em conjunto com a empresa AOL que busca acelerar a atuação dos jovens em empresas de base tecnológica.
Outro aspecto destacado foi à necessidade de um marco legal que incentive o processo de inovação, dada que a mesma necessita de indução. A conformação de leis locais de inovação é um passo fundamental para atrair atores relevantes que devem estar presentes em sistemas de inovação.