Notícias
Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos completa 7 anos de apoio ao empreendedorismo inovador

 

A AGENDE comemorou no dia 11 de outubro, o 7° Aniversário de seu programa de empreendedorismo, Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, com um evento representativo na sede da Incubadora em Cumbica.

Durante sete anos a Incubadora passou por processos diferenciados de fomento e capacitação empreendedora com destaque ao programa PPV (Pronto Para Viver) que acompanha as empresas e as analisa em três variáveis: ciclo de vida, nível de maturidade e competência. Este programa tem proporcionado melhor capacitação das empresas que participam da Incubadora tornando-as sustentáveis no mercado.

Além do apoio do SEBRAE/SP que coopera com investimentos às empresas facilitando e promovendo seus acessos ao mercado, a Incubadora conta também com o apoio da Prefeitura de Guarulhos que cede o espaço; de entidades empresariais da cidade como ACE, ASEC e CIESP; e da Academia, através da UNG, FIG-Unimesp, ENIAC, IFSP, FATEC e USP- Leste.

Durante o evento o Presidente da AGENDE,  Aarão Ruben de Oliveira, anunciou a aprovação pelo CNPq de projeto relativo ao edital nº 09/2011- “Apoio a Incubadoras de Empresas” apresentado pelo Pesquisador Devanildo Damião, coordenador do Núcleo do Parque Tecnológico Guarulhos. O Projeto prevê recursos para melhorias na Gestão e estrutura física da Incubadora Guarulhos. 

Aarão Ruben destacou a importância do envolvimento do Poder Público, das Entidades Empresariais e da Academia para potencializar e fortalecer os trabalhos da Incubadora. “A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos é o primeiro grande equipamento para a realização do Parque Tecnológico para produzir e gerar renda no município”, disse.

Alessandro Paes, Gerente do Escritório Regional Guarulhos do SEBRAE/SP, lembrou o quanto foi difícil tornar a Incubadora uma realidade e hoje parabeniza a Incubadora bem como todas as empresas que fizeram parte e as que estão no processo de incubação.

O ex-presidente da AGENDE, Daniele Pestelli, que já era Diretor em 2005 e presidiu a entidade durante 5 anos, analisou que a Incubadora é um sucesso. “Houve várias empresas graduadas ao longo dos sete anos”, disse Pestelli.

O Diretor de Inovação da Universidade Mackenzie, Mauricio Benedetti, destacou a importância da interação das universidades com as empresas para o conhecimento ser transformado em produtos e serviços. Segundo ele, a Incubadora é o local onde os empreendedores podem realizar estas atividades e comercializá-las.

O Prefeito em exercício de Guarulhos, Carlos Derman, esteve presente ao evento e disse se sentir honrado em participar da Incubadora e parabenizou a todos que levam o programa avante. “Há grandes empresas que querem se instalar na cidade e nosso próximo objeto de desejo é o Parque Tecnológico”, finalizou.

No final do evento, a Siciliano Tecnologia, empresa de produtos inovadores em Eletrônica e Tecnologia Digital, recebeu seu certificado de graduação por ter alcançado os objetivos do PPV e estar preparada para ser sustentável no mercado e também aderiu ao Programa Entidade Amiga da Incubadora para continuar tendo apoio e receber informações privilegiadas para seu negócio.

Salvador Siciliano, sócio proprietário da Siciliano Tecnologia declarou que a Incubadora contribuiu para o crescimento acelerado da empresa. “O que conseguiríamos em 10 anos foi possível alcançar em três, pois a Incubadora contribuiu muito para fortalecer nosso relacionamento com o mercado, criando uma das melhores marcas do País no seguimento de balanças e kits eletrônicos”, disse e concluiu “subimos mais um degrau, pois agora somos graduados pela Incubadora Guarulhos e temos nossos produtos certificados pelo INMETRO”.

Prestigiaram o evento representantes da Prefeitura de Guarulhos através das Secretarias do Trabalho, de Desenvolvimento Econômico e de Transporte e Trânsito; representantes das entidades AGENDE, ACE, ASEC, APEG, CIESP, ASSEAG; representantes da Academia como FIG-UNIMESP, Mackenzie, UNG e USP-Leste, além de diversas empresas da Incubadora.


Saiba mais:

Artigo: Incubadora de empresas na vanguarda há 7 anos




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade