Notícias
AGENDE faz palestra sobre Inovação Tecnológica e Empreendedorismo no Adamastor


A AGENDE participou da 1ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos com uma palestra proferida pelo Dr. Devanildo Damião, coordenador do Núcleo Acadêmico, com o tema “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo” que contou com o depoimento de 4 empresas da Incubadora Tecnológica Guarulhos sobre seus produtos inovadores e o processo de incubação.

A palestra apresentada tratou da importância da Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para a economia do País. Dentro do tema o Dr. Devanildo explicou o conceito de invenção e inovação; onde a invenção ocorre a todo momento, porém muitas delas não são viáveis ao mercado; já a inovação é a invenção que atende a uma necessidade do mercado e pode-se dizer que ela ocorre no momento em que emite-se uma Nota Fiscal.

Na palestra, evidenciou-se a importância de investimentos em inovação para o crescimento da economia e a criação da cultura da inovação nas empresas, pois 50% das inovações derivam de soluções rotineiras do mercado de trabalho. “Na esfera Municipal será necessário o desenvolvimento do Sistema de Inovação, que terá como âncora o Parque Tecnológico, para propiciar sincronia e sinergia  entre as  Leis, Instituições de Ensino, Empresas, Entidades de Classe e Poder Público trabalhando e desenvolvendo a inovação. A AGENDE fará o papel de articulador entre as intituições”, disse Dr. Devanildo.  

Por fim, foi apresentada a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos e seu processo inovador de gestão chamado PPV (Programa Pronto para Viver) que acompanha a evolução das empresas incubadas em três variáveis: ciclo de vida, maturidade e competência.

Quatro empresas da Incubadora Tecnológica sendo elas: DHUH, RFTecnologia, DNA Express e Siciliano Tecnologia, foram convidadas a fazerem uma apresentação de seus produtos inovadores e darem o depoimento de como funciona o processo de incubação.
A empresária Juliana Drabek da DJUH apresentou seus cosméticos inovadores e sustentáveis, com extratos vegetais sem adição de componentes tóxicos para as pessoas e para o meio ambiente, que se especializou no público da terceira idade. Quanto ao processo de incubação observou a dificuldade que é empreender devido a burocracia e em segundo momento o mercado para os produtos da DJUH é muito concorrido, mas por participar da incubadora possui como vantagem “consultores especializados, visibilidade, espaço físico com custo fixo baixo”, disse Juliana.

O empresário João Marcos da DNA Express falou que sua vontade de empreender começou por trabalhar em laboratórios com Fleury que importava muito insumo de produção laboratorial, assim decidiu fabricá-los e proporcionar tecnologia de ponta e produtos com valores mais acessíveis por ser nacional. Hoje a empresa é pioneira na fabricação de insumos (reagentes) para testes de Biologia Molecular, DNA sintético, Enzimas para amplificação de DNA  e reagentes para pesquisa científica. Uma das aplicações de seus produtos serve para fazer detecção de tipos de vírus da dengue. “O apoio da Incubadora foi fundamental para conseguirmos as licenças necessárias para o funcionamento da empresa” disse João Marcos avaliando o processo de incubação.

O empresário Ricardo França do grupo IRFI (fusão da RFTcnologia com a empresa Installsis) desenvolveu soluções de software open source com o objetivo de reduzir custos empresariais e agregar funcionalidades importantes para empresas de pequeno e médio porte. Um desses produtos é o Ramal Virtual que integra todas as tecnologias de telefonia existentes, gerando maior flexibilidade, agilidade e economia para as empresas. “A Incubadora trouxe à empresa a visibilidade que precisava, pois seus produtos foi se destacando nas entidades parceiras, o que gerou grandes negócios”, disse Ricardo.

O empresário Salvador Dvulhatka Siciliano da Siciliano Tecnologia que trabalha com produtos eletro-eletrônicos, como kits e balanças eletrônicas, desenvolvidos com tecnologia que proporciona durabilidade, eficiência e inovação. As balanças com comunicadores wi-fi e bluetooth construídas sob medida é um de seus produtos inovadores. Definindo o processo de incubação disse “no início muitas dúvidas surgem e quando a empresa se gradua ela está pronta para atuar no mercado, hoje estamos consolidados e temos credibilidade”.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade