Notícias
Uma Grande Vitória para o Parque Tecnológico Guarulhos.

A análise de demandas constitui um dos principais norteadores da formulação de políticas públicas. Isso devido ao aspecto da necessidade de envolver diversas variáveis e sobretudo a obrigação de instrumentos de ponderação e criatividade.

Na seara do estabelecimento dos critérios, existe uma importante contribuição teórica para Abraham Maslow e a sua teoria das necessidades, instrumento que organiza as necessidades dos indivíduos de maneira clara e permite uma estratificação.

Por exemplo, sempre as prioridades físicas individuais serão privilegiadas, tais como a alimentação, as necessidades fisiológicas, sexuais, depois seguem as necessidades de segurança, afetivas, de estima, finalizando nas mais complexas que envolvem realização.

Essa referência possibilita entender, para posterior ponderação, que num processo de coleta de demandas, provavelmente, as mais pontuais serão mais citadas, em detrimento de algumas mais estruturantes.

Por exemplo, numa recente enquete de um jornal local, a obra do trevo Bonsucesso foi o item mais citado, pois a obra soluciona uma questão objetiva e pontual. Também o Metrô e o bilhete único que possibilitarão um alívio rápido.

Todavia, a grande qualidade dos formuladores de políticas públicas é pensar estrategicamente, focado em soluções que não são triviais, mas cuja aplicação são impactantes. Olhar para o futuro, prever mudanças e estudar modelos são os referenciais para isso. Em recente artigo, abordei a visão estratégica do prefeito de Nova Iorque em relação ao desenvolvimento de um cenário para abrigar e gerar os grandes ativos de riqueza da sociedade, o capital humano.

Desta forma, sentimo-nos felizes e recompensados quando a mesma enquete de opinião aponta que parcela significativa da nossa população prioriza ações como o Parque Tecnológico e a Faculdade de Medicina. O normal e trivial para a maior parte da população seria pedir mais médicos e não uma solução estruturante, fruto de um processo contínuo de formação de profissionais.

Especificamente, em relação ao Parque Tecnológico, consideraremos que a demanda por 2,8% de uma enquete é altamente significativa e rara no mundo.

Acaso estivéssemos tratando de uma enquete conduzida unicamente na área acadêmica, seria preocupante. Mas, observar que parte da população, carente e com várias demandas, aposta na ciência, tecnologia e inovação como soluções estruturantes para a sociedade, sinaliza que Guarulhos está no caminho certo.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade