Notícias
AGENDE Guarulhos lança Livro “Trabalho & Território: Emprego e Renda em Guarulhos”


Livro destaca programas executados pela AGENDE em parceria com a Secretaria do Trabalho de Guarulhos

A AGENDE Guarulhos lançou no dia 06 de novembro, no Salão Nobre da Biblioteca Cerqueira César do campus da FIG-Unimesp, o livro "Trabalho & Território: Emprego e renda em Guarulhos", de Maria Helena Gonçalves, Paulo Gil de Souza e Rodrigo Coelho. O evento contou com a presença de lideranças políticas e empresariais locais, além de membros do corpo diretivo da FIG-Unimesp.


O livro é uma produção da AGENDE e o texto uma composição conjunta da ex-Secretária do Trabalho Maria Helena Gonçalves e dos coautores Paulo Gil de Souza e Rodrigo Coelho, acadêmicos especializados em políticas públicas de Geração de Emprego e Renda.
Foto: Regiane Balthazar

Paulo Gil de Souza, Maria Helena Gonçalves e Rodrigo Coelho

O Pró-reitor Comunitário da FIG-Unimesp, Prof. Ms. Ary Baddini, iniciou o evento e falou da importância do lançamento de livros no advento da internet e seu papel na formação das pessoas.
 

O Prefeito Sebastião Almeida abordou as iniciativas de geração de emprego e movimentação da economia. Lembrou que a autora Maria Helena Gonçalves foi quem mais se preocupou com a qualificação profissional no município e que o livro contribui para a transformação de conhecimento em produto para futuras gerações. O prefeito ainda saudou a AGENDE e agradeceu pela parceria com a Prefeitura e apoio ao tema, destacando a contribuição que a entidade tem dado ao município.
 

Em seu discurso, o presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, disse que este foi o primeiro de uma sequência de livros a serem lançados pela entidade, com o intuito de compartilhar com os guarulhenses e com o Brasil o conhecimento e as experiências do município de Guarulhos na geração de renda e desenvolvimento.
Foto: Regiane Balthazar
 

O ex-Presidente da AGENDE, Daniele Pestelli, destacou a importância da qualificação profissional para o aumento dos salários e da renda da população, o que contribui diretamente para fortalecer o processo econômico.

 
A autora Maria Helena Gonçalves agradeceu a parceria da AGENDE com a Secretaria do Trabalho para o desenvolvimento da cidade. “O livro serve para que todos possam conhecer e fazer uso dos programas desenvolvidos pela Prefeitura e executados pela AGENDE. Assim espero que esta publicação sirva para que os gestores, de modo geral, possam ser influenciados por políticas de desenvolvimento econômico”, disse.
Foto: Regiane Balthazar
 

Paulo Gil, coautor do livro, lembrou que Guarulhos foi uma das primeiras cidades a municipalizar a formação para o trabalho, antes a cargo dos governos federal e estadual. O autor também falou sobre o êxito na integração das políticas do trabalho e a importância desse registro em livro, servindo de base para que outras cidades possam ter a experiência de Guarulhos como exemplo.
Foto: Regiane Balthazar


A obra relata a experiência das últimas três gestões do governo municipal na área de geração de emprego e renda na Cidade de Guarulhos no período de 2002 a 2012, em consonância com as políticas no nível nacional. A apresentação do livro é assinada pelo Prefeito Reeleito Sebastião Almeida e o prefácio pelo Professor Márcio Pochmann, economista, pós-doutorado em temas de relações de trabalho e políticas para juventude e que no ano de 2007 presidiu o IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

O objetivo dessa produção é dar publicidade e registro a esta experiência conjunta, onde o Poder Público se associa a uma Organização não Governamental através de contratação, com vistas à produção de benefícios diretos à população. A AGENDE cumpriu neste período o papel de entidade executora dos programas POJ – Programa de Oportunidade aos Jovens e Bolsa Auxílio ao Desempregado, descritas em detalhes no texto da publicação.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade