Notícias
Governo do Estado de São Paulo adia novamente chegada do trem ao Aeroporto de Guarulhos

Guarulhos Hoje
Rosana Ibanez


O Governo do Estado estipulou uma nova data para implementação do trem que chegará ao aeroporto Internacional de Guarulhos. O projeto, que tinha previsão para estar em operação até a Copa do Mundo de 2014 suprindo assim a demanda que será criada aos jogos, agora foi adiado e deverá estar pronto somente após o término do campeonato mundial.
“Esta linha está sendo prevista para segundo trimestre de 2014, mas para a copa será difícil”, afirmou o Secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
A integração por linha férrea terá cerca de 11 km e deverá ser feita com  a construção da Linha-13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que ligará a estação Engenheiro Goulart, da Linha 12 da capital paulista, até o aeroporto.
Na última sexta-feira a concessionária que administra o aeroporto, GRU Aiport, anunciou a construção de um terminal ferroviário para abrigar três linhas de trem e uma de metrô. Segundo o projeto, a Linha 13 da CPTM é a primeira esperada para começar a circular. Em seguida virão o expresso do centro de São Paulo, em 2016 e o metrô prometido no ano seguinte, ambos projetos do Governo Estadual; e o trem  de Alta Velocidade (TAV), trem-bala, para 2019 – projeto do Governo Federal.
Além disso, a Gru Airport está em negociações com o Comitê Gestor da Copa para a criação de um plano de mobilidade para a cidade oferecendo serviços de vans e ônibus ligando o aeroporto a capital paulista, uma vez que nenhum desses projetos metroferroviários ficarão prontos a tempo da Copa do Mundo.
A estação no aeroporto será construída em um terreno que fica na rodovia Hélio Smidt, em frente ao Terminal 4. No início do próximo mês, o edital de pré-qualificação de empresas interessadas na obra deverá ser lançado.

Clique aqui e acesse o jornal digital



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade