Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Guarulhos é uma das melhores do Estado
Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão
Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do
Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE
Processo de incubação de empresas
Guarulhos, felizmente, tem se notabilizado por possuir uma das melhores incubadoras de empresas de base tecnológica do Estado de São Paulo. Todo esse processo é fruto de um trabalho de gestão competente e um exemplo de articulação entre entidades, envolvendo o ternário academia, organizações privadas e o poder público.
Num primeiro olhar, centrado nos resultados atuais, fica difícil imaginar toda complexidade e a quantidade de trabalho (submerso) que foi desenvolvido a partir de meados de 2008. Inicialmente, com a composição de uma equipe técnica altamente qualificada (núcleo gestor), com a missão inicial de diferenciar e fornecer critérios objetivos sobre o objeto da incubadora de empresas tecnológicas. O trabalho envolveu definir o referencial da incubadora e posterior sensibilização e disseminação para os parceiros, produzindo os instrumentos, tais como, os manuais internos, regimento, contratos, editais de chamamento de empresas e seleção de consultores e equipe de operacional.
Paralelamente, foi elaborado o programa de gestão do processo de incubação, inédito pelo fato de preconizar o acompanhamento de três variáveis de maneira simultânea, a saber: competências (empreendedor), nível de maturidade (empresas) e ciclo de vida. Destaca-se que esse programa coordena o trabalho do gerente e de todas as consultorias.
A constituição do comitê técnico com representantes de diversas entidades no município permitiu o envolvimento das diversas entidades com a realidade das empresas incubadas e também, permitiu a participação ativa na seleção das mesmas, ou seja, a decisão da aceitação das empresas passa pela decisão um colegiado.
No campo das articulações, merecem registro: a aproximação com Vigilância Sanitária local e Cetesb para facilitação na obtenção de licenças obrigatórias; o novo convênio com Sebrae-SP permitindo recursos para contratação de serviços técnicos especializados e atividades de acesso ao mercado para às empresas incubadas; o convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo que traz credibilidade e a possibilidade de conseguir recursos para a incubadora; os diversos acordos de cooperação do Núcleo Acadêmico da AGENDE, que já traz resultados práticos, como a utilização dos laboratórios da Universidades de Guarulhos por empresas da incubadora; o interesse de empresas formadas por alunos da USP/Leste em participar da nossa incubadora, as monografias que estão sendo desenvolvidas pelas instituições acadêmicas do município, tendo a incubadora e as empresas como objeto de pesquisa. Por fim, a aprovação do projeto com o CNPq para estruturação da gestão e recursos para infraestrutura da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos.
Na essência, os resultados significam o compromisso com a excelência demandando maior responsabilidade e para esse novo ciclo, que se inicia.