Notícias
Revista Análise Guarulhos trata do panorama da Indústria no País e em Guarulhos
Clique na imagem e faça download


A AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) lançou a nova edição da Revista ANÁLISE GUARULHOS (faça download aqui), com pesquisas que tratam do Panorama da Indústria em Guarulhos, Estado e País.


Rafael Paredes, Daniele Pestelli, Aarão Ruben, Antonio Roberto Marchiori, Prof. Ary Baddini

Aarão Ruben, Presidente da AGENDE, iniciou o evento com a apresentação da revista Análise Guarulhos e falou da importância de se ter estudos que analisem a indústria local, identificando os aspectos que impactam na competitividade em âmbito Nacional e Internacional como: juros, câmbio e infraestrutura, para buscar soluções mais profundas em vez da mera desoneração através de incentivos fiscais ou de atração de negócios de qualquer natureza para a cidade.

Aarão observa que a Indústria da Cidade vive um momento crítico com possível perda de competitividade e o caminho para melhorar o quadro é investir em desenvolvimento e inovação tecnológica. “É a Indústria que promove a melhor renda a seus trabalhadores e que tem, portanto, maior capacidade de alimentar uma cadeia de serviços e comércio cada vez mais dinâmica e potente... Nessa perspectiva são apresentados os esforços realizados e configurados nas iniciativas da Incubadora Tecnológica e no Parque Tecnológico”.

O Secretário Geral da AGENDE, Antonio Roberto Marchiori, disse que “A publicação da Revista falando da Indústria veio no momento certo, pois mostra que ela (indústria) passa por um momento sério em que o Governo precisa estimulá-la e os consumidores precisam privilegiar o produto nacional”.

Daniele Pestelli, ex-presidente da AGENDE, reforçou os comentários de Aarão dizendo que a indústria vem decaindo e é ela quem dá o melhor emprego, assim é necessário que se criem leis para fortalecer o desenvolvimento econômico. “Deve-se criar a Lei da Inovação em Guarulhos para estimular a criatividade e inovação na indústria, serviços e comércio”, concluiu.

O Prof. Ary Baddini, Pró-Reitor da FIG-Unimesp, refletiu sobre a característica da indústria, o papel do aeroporto e de como as questões programa de qualidade e inovação tecnológica estão presentes na cidade de Guarulhos em entrevista para a coluna Análise de Mestre da Revista. Durante o evento, avaliou o trabalho da AGENDE e disse: “A AGENDE fomenta o desenvolvimento da Indústria através de seus trabalhos” concluiu.

Rafael Paredes, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, indagando as questões do Parque Tecnológico Guarulhos, que é a âncora para fomentar o desenvolvimento de tecnologia e inovação, disse que a Secretaria está acompanhando as questões do terreno com a DERSA e que a sociedade tem muitas expectativas com relação à vocação do Parque para a Cidade e de como irá propiciar o desenvolvimento econômico e social.

 
Marcelo Chueiri, Coordenador Técnico e Dr. Devanildo Damião, Coordenador dos Núcleos do Parque Tecnológico e Acadêmico da AGENDE, explanaram a revista e como foram feitas as pesquisas que apresentam dados do CAGED, da RAIS, IBGE e Fundação SEADE.

Marcelo observou que, com o declínio da indústria, outros setores também poderão perder competitividade como o de Serviços e Comércio, já que a indústria possui a maior massa salarial e cria demanda para os demais setores econômicos, sendo que o inverso não ocorre. Destacou que o Município possui leis de incentivo há 13 anos, que ajudaram na época, mas que precisam ser revistas e atualizadas para terem efeito na atualidade.

O Dr. Devanildo disse que o ambiente de inovação impacta na produção das empresas e que as cidades que possuem a melhor infraestrutura e para este ambiente atraem mais empresas para sua circunscrição. O Parque Tecnológico é uma âncora que contribui para o desenvolvimento social e econômico das cidades e regiões. “Estive em um evento do Governo em que 5 cidades receberam o credenciamento provisório para construção de Parque Tecnológico e elas estão disputando para atrair as empresas para seu território”, concluiu.

Estiveram presentes no evento representantes da FATEC Guarulhos, IFSP - Guarulhos, OAB, ASEC, CIESP, APEG, ASSEMAG, ASSEAG, SINCOMERCIO Guarulhos, Empreendedores da Incubadora Tecnológica, Prefeitura de Guarulhos, imprensa local e empresários da região.

Saiba mais:
Diário de Guarulhos -
Agende alerta para queda do nível de emprego industrial em Guarulhos




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade