Notícias
Deputada Janete Pietá articula reunião com Ministro da Ciência e Tecnologia



A deputada Federal Janete Pietá liderou uma comitiva guarulhense que foi recebida em reunião na sede do INPE em São José dos Campos pelo Ministro de Ciência e Tecnologia Marco Antônio Raupp. O grupo composto pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Luiz Teodoro e pelo Presidente da AGENDE Aarão Ruben, contou também com a participação da Diretora Marinilzes Mello pela SDE e dos profissionais da AGENDE Paulo Gonçalves e Dr. Devanildo Damião.

Na pauta, a importância da aplicação de políticas de incentivo à Inovação Tecnológica na segunda maior e mais importante cidade do estado de São Paulo, cujo ativo industrial bastante diversificado conta com uma forte presença do segmento químico-farmacêutico que concentra um alto grau de inovação em seu processo produtivo.
A Deputada ressaltou a importância econômica da cidade para o Estado de São Paulo e para o Brasil e pediu ao Ministro que apoie as iniciativas como a Incubadora de Empresas e o Projeto do Parque Tecnológico Guarulhos.

O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben, destacou a importância da Incubadora de Empresas de Guarulhos, que agrega hoje um contingente de mais de vinte projetos incubados e enfatizou a importância da aprovação de uma legislação local de incentivo à Inovação que possa ser respaldada pelo Ministério para organizar e atrair investimentos na área de Pesquisa e Desenvolvimento principalmente no setor de biofármacos que possui forte presença do seu processo produtivo na cidade, mas não vem desenvolvendo aqui seus laboratórios e centros de pesquisa. Lembrou ainda sobre o potencial econômico relacionado ao desenvolvimento de novas drogas no segmento de biossimilares que deve alcançar cifras bilionárias no ano de 2013 e citou a união dos fabricantes nacionais em torno do recém-criado Laboratório Bionovis, que congrega SEM, Hipermarcas, União Química e a guarulhense Aché e que pretende investir milhões no desenvolvimento de novas fórmulas similares de medicamentos biológicos cujas patentes devem cair nos próximos anos.

Neste sentido foi apresentado ao Ministro um termo de apoio ao Sistema de Inovação de Guarulhos, que envolve diversas iniciativas como o Parque Tecnológico, a Incubadora de Empresas Tecnológicas, a Lei de Inovação, o adensamento da base científica e tecnológica da cidade, a manutenção e qualificação da importante base industrial do Município, além da atração de Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento.

O Secretário Luiz Teodoro falou sobre o status atual do Projeto do Parque Tecnológico, sobre as avançadas negociações para a oficialização da propriedade e posse da área que a Prefeitura pretende ceder para a sua instalação e ressaltou a parceria da AGENDE no desenvolvimento do projeto junto com a Prefeitura. Destacou a inclusão do Parque no plano de governo do prefeito Sebastião Almeida e disse que esta foi a principal missão dada a ele pelo comandante do executivo local quando o chamou a assumir a pasta do Desenvolvimento Econômico.

O Ministro manifestou total apoio ao documento apresentado e destacou a importância do projeto do Parque Tecnológico Guarulhos e à formação de um cluster de Ciências da Vida, tendo proposto então que seja organizada pela AGENDE uma atividade já na segunda quinzena do mês de março para que ele possa vir a Guarulhos e reunir-se com os principais agentes empresariais – em especial do setor farmacêutico – agentes governamentais e acadêmicos do município a fim de expressar o desejo do Governo Federal de ver implantadas o quanto antes políticas de incentivo à inovação e do seu apoio irrestrito ao projeto do Parque Tecnológico Guarulhos. A missão de organizar e fazer acontecer a atividade ficou a cargo da equipe técnica da AGENDE.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade