Notícias
Ministro da Ciência e Tecnologia apoia Parque Tecnológico e Sistema de Inovação de Guarulhos


A AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) e a Prefeitura de Guarulhos organizaram no dia 15/04 no Adamastor um Workshop sobre Parque Tecnológico e o Sistema de Inovação de Guarulhos.
 
Estiveram presentes e compuseram a mesa de trabalho o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp e o seu Secretário, Álvaro Prata, a Deputada Federal Janete Pietá, a Coordenadora de Ciência e Tecnologia (SDECT/SP), Dra Désirée Zouain,  o Presidente Nacional do SICETEL, Daniele Pestelli, o Gerente Geral do SEBRAE/SP – Guarulhos, Marcelo Paranzini, o Diretor da OAB-Guarulhos, Fabio de Souza; além dos Anfitriões, o Presidente da AGENDE, Aarão Ruben, o Coordenador dos Núcleos do Parque Tecnológico e Acadêmico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, o Prefeito e o Vice-Prefeito, Sebastião Almeida e Carlos Derman e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro.

 
O evento foi um marco histórico para a Cidade ao reunir autoridades, empresários, entidades de classe e academia no intuito de fortalecer a proposta do estabelecimento do Sistema de Inovação de Guarulhos e da construção de um Parque Tecnológico, proposto inicialmente pela AGENDE e que tem o apoio de todos estes setores, para potencializar o desenvolvimento e a inovação nas indústrias e com isso contribuir na promoção do desenvolvimento econômico e social do Município e de cidades ao seu entorno e que terá impacto nos resultados do Estado e da Nação.
                                                                                   Sistema de Inovação de Guarulhos
 
                                                                                           Fonte: AGENDE
Inicialmente, com o intuito de sensibilizar a sociedade em relação ao tema, foi apresentado pelo Dr. Devanildo Damião uma visão geral do Sistema de Inovação de Guarulhos que propõe a transição acelerada da sociedade para a economia do conhecimento que se dá através da articulação entre a Academia, o Poder Público e as Empresas em um polo de pesquisa que será a âncora indutora desta articulação e sincronismo, o Parque Tecnológico Guarulhos, que possui projeto avançado criado pela AGENDE para implementação em um terreno próximo a Cumbica que é o polo industrial da Cidade.

 
O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben, destacou que a Incubadora Tecnológica de empresas deve ser o embrião do Parque, pois ela é um ambiente que acolhe micro e pequenas empresas que buscam o desenvolvimento de suas atividades agregando conhecimento, inovação e tecnologia. Frisou também a importância do complexo da saúde, onde a Cidade possui empresas fármaco-químicas extremamente inovativas e com produtos de alto valor agregado. Na ocasião, Aarão Ruben entregou nas mãos do Ministro Raupp um termo de apoio da AGENDE e suas iniciativas ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e destacou que esse apoio trará benefícios para a indústria e a academia, elevando o status de Guarulhos para cidade tecnológica.

 
Luis Carlos Teodoro recebe das mãos de Antonio Roberto Marchiori,
Secretário Geral da AGENDE,
uma placa de agradecimento ao apoio dado ao Sistema de Inovação de Guarulhos.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro,  também apontou através da palestra sobre As Vocações Empresariais de Guarulhos que as indústrias farmacêuticas e de logística poderiam ser beneficiadas com a criação do Parque Tecnológico. 
 


Dra Désirée Zouain recebe das mãos de Rafael Paredes, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico do Município,
uma placa de agradecimento ao apoio dado ao Sistema de Inovação de Guarulhos

A Dra Désirée Zouain apresentou as ações do Governo do Estado em relação aos parques tecnológicos e o que pode ser feito em Guarulhos, e elogiou a qualidade dos documentos apresentados até o momento. “O Projeto de Guarulhos está entre nove propostas que estão em discussão na pasta e acredito que até o fim deste ano o Parque Tecnológico Guarulhos receba o credenciamento provisório, para em seguida ser caracterizado como efetivo” disse a Dra Zouain.
 

Daniele Pestelli recebe das mãos do Prof. Ary Baddini, Reitor Comunitário da FIG-Unimesp, uma placa de agradecimento ao apoio dado ao Sistema de Inovação de Guarulhos.

O Presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos, Daniele Pestelli, que também foi presidente da AGENDE, falou da história desta instituição e sua importância para induzir progresso social e econômico a Guarulhos. Observou que o Parque Tecnológico contribuirá com o processo de transformação da cidade industrial para a economia do conhecimento que se dá através da pesquisa e inovação, e do progresso social.
 

Álvaro Prata recebe das mãos de Maurício Colin, Diretor do Ciesp-Guarulhos,
uma placa de agradecimento ao apoio dado ao Sistema de Inovação de Guarulhos
.

O Secretário Nacional de Desenvolvimento e Inovação do MCTI, Álvaro Prata, apresentou exemplos nacionais de desenvolvimento e as oportunidades e incentivos que o governo federal oferece para Guarulhos e seu sistema de inovação.
 

Janete Pietá recebe das mãos de Luciane Pereira, Reitora da UNG ,
uma placa de agradecimento ao apoio dado ao Sistema de Inovação de Guarulhos.


Classificado como um dia histórico para Guarulhos, nas palavras de Janete Pietá, foi perceptível a sintonia entre os três poderes (Municipal, Estadual e Federal) para que o Parque Tecnológico de Guarulhos saia do papel e torne-se realidade.
 

Prefeito Almeida recebe das mão de Antonio Roberto Marchiori,
Secretário Geral da AGENDE,
uma placa de agradecimento do apoio dado ao Sistema de Inovação de Guarulhos

O Prefeito Sebastião Almeida foi objetivo. Comentou sobre o início do projeto, as conversas com a DERSA e os passos que serão seguidos para que a área requerida passe para a Prefeitura e por fim ao Parque Tecnológico.

De forma  direta, destacou que a lei de inovação será criada e não poupará esforços para conceder benefícios para atrair empresas inovativas. Ressaltou que os processos de definição da área já estão no fim, agora basta “juntar esforços para fazer essa criança nascer, que é o Parque Tecnológico” e investir no conhecimento, porque, “investir no conhecimento é investir no futuro” disse Almeida.
 

Ministro Raupp recebe das mãos do Prefeito Almeida
uma placa de agradecimento ao apoio dado ao Sistema de Inovação de Guarulhos
.

O Ministro Marco Antonio Raupp ficou satisfeito com os números e características econômicas de Guarulhos e por parte do MCTI a cidade terá todo apoio necessário para o Parque Tecnológico, incluindo instrumentos ligados à educação e inovação. “Baseado na capacidade industrial e considerando que a cidade é o oitavo PIB do país, o projeto o Parque Tecnológico será um sucesso”, disse o Ministro Raupp.

Defendeu ainda a expansão dos campus em Guarulhos da UNIFESP e do IFSP ampliarem as ações para que a educação e a Tecnologia caminhem juntas: “Vamos pedir ao Ministro de Educação, Aloysio Mercadante, para que esses institutos federais se alinhem com o projeto do Parque Tecnológico Guarulhos” e também deseja que estas universidades promovam cursos em Guarulhos em ciências biomédicas e medicina.

“A Cidade terá todo apoio do Ministério para esse desenvolvimento [do Parque Tecnológico Guarulhos] porque temos tudo aqui para fazer um Parque poderoso e de rara capacidade industrial existente em nosso País” observou o Ministro Raupp.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade