Notícias
AGENDE assina Acordo de Cooperação Técnica com Parque Tecnológico de Pando no Uruguai


No dia 17 de maio a AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) assinou um Acordo de Cooperação com o Parque Científico e Tecnológico de Pando (PCTP) no Uruguai.

O Acordo faz parte da política de articulação internacional através do programa AGENDE 100 Fronteiras, lançado recentemente pelo Presidente Aarão Ruben de Oliveira. Dois Acordos já foram assinados, um com o Parque Tecnológico de Andaluzia na Espanha e recentemente com o Parque Científico e Tecnológico de Pando (PCTP) que fica no país vizinho, o Uruguai. Em outubro será assinado o Acordo com o TAGUSPARK, em Portugal e estão em entendimentos os Acordos com a França e com o Parque Tecnológico de Córdoba na Argentina.


O PCTP foi criado com o propósito de ser um espaço articulador entre o setor empresarial e o setor científico/acadêmico para promover o desenvolvimento de produtos e processos para a melhoria da competitividade dos mercados nacionais e internacionais.

O Acordo (Convenio de Cooperación) vai proporcionar a execução de projetos produtivos para as empresas de ambas as regiões, fomentar o incentivo à inovação, apoiar as atividades das Incubadoras de Empresas Tecnológicas, entre outras. Além de contribuir com a troca de conhecimento e experiências com as organizações educativas com seminários, cursos, conferências e simpósios.

O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben, disse durante a cerimônia de assinatura do Acordo que “O conhecimento está nas pessoas qualificadas, em pesquisas, em ambientes que permitem transformá-lo em riqueza. Precisamos fazer a transição da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento, fato que implica investimentos, no esforço organizado e foco para fazer o melhor com o menor recurso” e que “A união da AGENDE com o Parque Cientifico e Tecnológico de Pando vai acelerar este processo”, finalizou.

Por sua vez, o Diretor do PCTP, Héctor Ordoqui, falou da missão do Parque e a sua contribuição para a sociedade. Também destacou a importância deste acordo internacional que irá fortalecer a troca de experiências e as parcerias de negócios. “Temos atuado fortemente em pesquisas para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e temos como horizonte a busca de novos conhecimentos e parcerias. Desta forma, sentimo-nos honrados pela visita e oportunidade de cooperação com o Brasil”, disse Ordoqui.

O Coordenador dos Núcleos do Parque Tecnológico e Acadêmico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, responsável técnico pelo projeto, destacou: “Os sistemas de inovação são alimentados por novos conhecimentos, sendo que os mesmos são derivados de articulação. O trabalho conjunto com o Uruguai permitirá a fertilização mútua dos dois sistemas, com contribuições para toda a sociedade”.

Participaram do evento o Prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, grande apoiador das iniciativas inovadoras e o Secretário Geral da AGENDE, Antonio Roberto Marchiori, que ponderou que os avanços obtidos nos últimos meses pela AGENDE Guarulhos, e consequentemente pelo Município, solidificam o caminho para a inovação na Cidade.

Também presentes os empresários e diretores das entidades do CIESP-Guarulhos com o Conselheiro Laudirley Dourado (também representante do CIESP-Arujá), Vera Lucia Belezzo da ASSEMAG, Glauco Belezzo da empresa incubada AMBITEC, Loredana Piovezan da Glasser, Vanderley Bastos da Filtertek, Helson Shikasho da Nutri Nipo, Marcus Vinicius da Tambosi Assessoria Empresarial, além do Gerente Geral da AGENDE, Paulo Gonçalves, e representantes das Prefeituras de Montevidéu e Canelones e do Parque Científico e Tecnológico de Pando do Uruguai.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade