AGENDE lança nova edição da Revista Análise Guarulhos e promove palestra com o GRU Airport
Lançamento da Revista Análise Guarulhos da AGENDE e palestra do Presidente da GRU Airport Antônio Miguel Marques reúne vários empresários e lideranças.
Clique na imagem e baixe a revista em pdf
Por: Regiane Balthazar - Jornalista
A AGENDE – Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos – realizou ontem, 21 de agosto, o lançamento da II edição 2013 da Revista Análise Guarulhos com o tema “A Evolução dos Serviços em Guarulhos”.
O engenheiro Marcelo Chueiri e o Dr. Devanildo Damião, responsáveis técnicos da AGENDE, apresentaram os tópicos da revista e destacaram como se comporta o setor de Serviços da Cidade.
A apresentação iniciou-se com a constatação de que a evolução dos Serviços é um fenômeno global, que uma parcela desse crescimento em parte se deve à terceirização da própria Indústria e que os segmentos mais avançados são os que trazem inovação e uso intensivo em conhecimento.
A seguir foi traçado um panorama da evolução recente no Brasil, no Estado de São Paulo e em Guarulhos baseado nos indicadores de nº de empregos, massa salarial e média salarial em cada sub setor dos Serviços. Em todos esses níveis constatou-se que foi o grande gerador de empregos desde 2005 e representa hoje isoladamente mais de 35% do estoque de empregos formais.
Foi analisado que existe um padrão no quadro nacional e estadual, em que os 3 maiores empregadores são o setor Hospitalar, o de Restaurantes e o de Transporte Rodoviário de Carga, sendo os de maiores massas e médias salariais os Bancos e o Ensino Superior.
Já Guarulhos apresenta um caso bem específico, em que o maior empregador destacado é o Transporte Rodoviário de Carga, seguido de Locação de Mão de Obra e de Atividades Auxiliares de Transportes Aéreos, demonstrando a vocação Logística e o peso da Indústria e do Aeroporto na cidade. Já quanto á Massa e Média Salarial o grande destaque em Guarulhos é o Transporte Aéreo de Passageiros, apresentando índices equivalentes ao que o setor Financeiro ocupa no Estado e no País.
Finalmente constatou-se que o conjunto dos sub setores ligados á Logística representa já metade de todo o setor de Serviços da cidade, e tem sido o grande responsável pelo seu crescimento acelerado.
A seguir o presidente da GRU Airport, Antônio Miguel Marques, fez uma importante palestra, quando destacou a necessidade de expansão do Aeroporto e afirmou que o Terminal 3 será inaugurado no dia 11 de maio de 2014, representando em conjunto com outras obras acessórias, um investimento de R$ 3 bilhões. “As obras estão aceleradas”, disse.
De acordo com os estudos da AGENDE apenas o Aeroporto é responsável por cerca de 10% do total de vagas de trabalho registrados em Guarulhos e com o término do terminal os números vão subir.
O novo terminal irá atender somente voos internacionais e será o maior do Brasil. Quando estiver totalmente pronto agregará mais 25 milhões de passageiros/ano, levando o Aeroporto de Guarulhos a suportar um movimento de até 60 milhões/ ano.
O presidente do GRU ainda informou que o Pátio Lima, local de taxiamento e estacionamento das aeronaves foi concluído e que já funcionaria no final de semana. São 60 mil metros quadrados que facilitaram o atendimento do aeroporto.
O Prefeito Sebastião Almeida elogiou a iniciativa da AGENDE e a importância dos temas tratados e aproveitou a oportunidade para anunciar a assinatura da parceria entre o Governo Estadual e Federal para a construção do Ferroanel, que cria uma rota exclusiva de trens de carga no Estado e a reunião havida com o Secretário de Transportes Metropolitanos sobre o Trem Guarulhos e o Metrô para Guarulhos.
Aarão Ruben de Oliveira, presidente da AGENDE, destacou a importância da representatividade dos vários segmentos da cidade presentes à reunião, representando naquele momento uma grande união entre a Prefeitura, o Aeroporto e a Sociedade Civil e afirmou a importância de levar adiante grandes causas em comum.
Como destaque foi levantada – pelo Prefeito, GRU Airport e AGENDE – a importância estratégica de levar adiante o projeto de um anel viário de alta capacidade no Entorno do Aeroporto, que seria a conexão adequada da alça do Rodoanel com a cidade, e não a solução prevista atualmente pela DERSA de fazer uma conexão exclusiva com o Aeroporto.