Notícias
AGENDE realiza palestra na UNG intensificando a parceria firmada

O Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Parque Tecnológico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião apresentou hoje, 26/08, uma palestra a coordenadores de Cursos da Universidade de Guarulhos com o objetivo de reforçar a parceria entre as instituições. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos (AGENDE) em conjunto com a Reitoria da Universidade.

Devanildo fez um resumo das atividades da AGENDE ao longo de seus 14 anos de existência e destacou o caráter privado sem fins econômicos da entidade, que atua em favor do desenvolvimento econômico integrado com o social e ambiental, através de três frentes, a linha do desenvolvimento tecnológico, das informações qualificadas e da formação voltada para a população menos assistida.

Sobre o Sistema local de Inovação, explicou que o trabalho da AGENDE consiste em estimular a visão de um sistema aberto que reconheça e incentive através de uma Lei de Inovação as diversas plataformas e iniciativas como Agências de Inovação (a própria AGENDE), Incubadora de Empresas, possíveis Arranjos Produtivos e quaisquer outras iniciativas que sejam desenvolvidas no âmbito da triple hélice composta por Poder Público, Academia e Empresas, entre elas o futuro Parque Tecnológico de Guarulhos.

Em seguida falou sobre a Incubadora Tecnológica e depois de uma breve explanação teórica sobre o conceito de incubação, comentou sobre as etapas de evolução da Incubadora da AGENDE, desde a criação no ano de 2005 até a sua consolidação no ano de 2012 com a definição do modelo de Base Tecnológica e as perspectivas de avanços colocadas no ano de 2013 com a ênfase dada às articulações com vistas ao fomento e na integração à ideia de criação do Parque Tecnológico.

Sobre o status atual do Projeto Parque Tecnológico, informou que o Governador anunciou em junho deste ano, a cessão de uma área para sua implantação e que a AGENDE está buscando junto ao Governo Federal, recursos para realização de estudos preliminares, o que agora, com apoio e envolvimento do Prefeito poderá ser acelerado.

Por fim, o coordenador apresentou um projeto conceitual para o Parque Tecnológico de Guarulhos, destacando áreas que devem compor as instalações, como o núcleo do Parque, área institucional, núcleo de pesquisa, núcleo acadêmico, área de preservação, núcleo de projetos especiais, núcleo de projetos estratégicos e núcleo empresarial, que é produto de um longo período de estudos desenvolvidos pela AGENDE.

Em meio à apresentação, a reunião recebeu a visita do Chanceler Professor Antonio Veronezzi, que elogiou a iniciativa e agradeceu o empenho do Professor Devanildo, dizendo o quanto valoriza essa ação conjunta entre AGENDE e Universidade de Guarulhos em prol do desenvolvimento local. “É preciso ter foco na árvore, mas é fundamental cuidar da floresta. A Cidade é mais importante que a Universidade”.
 
Luar Assessoria de Comunicação e Eventos
Regiane Balthazar
Jornalista - (11) 9.9345-0434





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade