Notícias
AGENDE fará palestra no 1º Fórum de Parques Tecnológicos promovida pela Prefeitura de Guarulhos.

“Parques Tecnológicos: os Desafios para sua Implementação” é o tema de evento que acontece no próximo dia 30, sexta-feira, das 13h às 17h30, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, no Macedo). Promovido pela Prefeitura de Guarulhos, o 1º Fórum de Parques Tecnológicos reunirá especialistas de seis cidades e entidades empresariais que vão apresentar as experiências bem-sucedidas e discutir os obstáculos que se têm de enfrentar para a implantação desse tipo de empreendimento na cidade.

A programação prevê palestras de Devanildo Damião (AGENDE Guarulhos), Denise Medina (Parque Tecnológico do Rio de Janeiro), Leandro Barreto (Parque Tecnológico de Salvador), Mário Tanigawa (Parque Tecnológico de Sorocaba), Horácio Forjaz (Parque Tecnológico de São José dos Campos) e Roberto Vital Anau (Parque Tecnológico de São Bernardo).

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Luís Carlos Teodoro, à frente da organização do evento, realizou visitas a alguns parques tecnológicos do país e, inclusive, em unidades já consolidadas e também naquelas que se encontram em processo adiantado de implantação. “Temos de ter muito claro como deveremos investir nesta empreitada para a cidade. É um sonho que está sendo maturado, mas que deve, de fato, atender às necessidades. Por isso estamos ampliando essa discussão”, disse Teodoro.

Programação:

13h - Abertura e composição da Mesa (confirmada a presença do prefeito e de alguns secretários);

13h30 - Início das palestras - 20min para cada palestrante expor o seguinte: histórico da criação, implantação e funcionamento até o momento presente, com destaque para os atores envolvidos; vocação; características da incubadora; gestão da inovação; regulação de uso do terreno; modelo de governança; fontes de investimentos, custeio e leis municipais de incentivos fiscais;

17h - Debate;

17h30 - Café e encerramento.

Saiba mais:
Para Aarão Ruben, entidade se credenciou desde o início
Especial para o DG
Gabriel Espinosa

Aarão Ruben Oliveira, presidente da AGENDE, disse que a entidade está preparada para gerir o Parque Tecnológico de Guarulhos.

“A AGENDE vem se preparando desde o início para gerir o Parque, estamos pré-credenciados na Rede de Parques Tecnológicos e contratamos pessoas capacitadas para este projeto”, disse.

Ele lembrou que a Incubadora de Empresas de Guarulhos é uma das seis do País que têm grau internacional, reconhecido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC).

“A incubadora de empresas é um embrião do Parque Tecnológico”, disse Devanildo Damião, gestor da Incubadora.

“Atualmente, é a única entidade da cidade capacitada para gerir um projeto deste porte”, acrescentou Damião, referindo-se ao modelo de gestão do Parque Tecnológico. “O modelo ideal é uma gestora de direito privado”.

De acordo com um estudo de 2011 da ANPROTEC e do Ministério de Ciência e Tecnologia, o Brasil tem 384 incubadoras em operação, que abrigam 2.640 empresas, gerando 16.394 postos de trabalho (G.E.).



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade