Notícias
AGENDE faz palestra na 11ª Conferência do Turismo de Guarulhos

Palestra Desafios para Guarulhos tornar-se Cidade Global foi apresentada pela AGENDE e tem Parque Tecnológico e Aeroporto de Guarulhos como âncoras.

Na quinta-feira, 19 de setembro, o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) de Guarulhos realizou a 11ª Conferência de Turismo na Faculdade Anhanguera. O evento contou com a presença do Prefeito Sebastião Almeida que fez um importante discurso mostrando a evolução da Cidade.

O tema,  A arte do bem receber: como a cidade vem trabalhando o turismo receptivo, norteou os debates da conferência. Foram ministradas palestras sobre o tema Turismo receptivo: marco teórico e conceitos, entre outras ações como, mesa-redonda sobre o plano estratégico de Guarulhos, premiação de trabalhos acadêmicos na área de turismo e lazer, apresentação de cases de sucesso sobre turismo receptivo, e mesa-redonda sobre atores do bem receber.

Diversos assuntos foram abordados, entre eles a elaboração de projetos e patrocínios para festas populares, implantação de sinalização turística, viabilização de estudos sobre mobilidade urbana, padronização da frota de taxi, criação de circuito de ônibus turístico, restauração da locomotiva da Praça IV Centenário e implantação do Museu da Água no Cabuçu. Além disso, já foi concluído o estudo de viabilidade do Centro de Convenções e Eventos, um importante equipamento que será implantado em Guarulhos.

O coordenador do Núcleo Acadêmico e do Parque Tecnológico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião discutiu no encontro a temática relacionada ao Plano Estratégico de Turismo, a mesa contou com o representante da GRU Airport, Carlos Silveira, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Benedito Aparecido da Silva.

Ele concentrou a apresentação na importância de duas plataformas estruturantes para o desenvolvimento do Turismo na cidade, os conceitos de Cidade Tecnológica e Cidade Global, ressaltando a importância das âncoras, Parque Tecnológico e Aeroporto Internacional.
 
Um aspecto interessante da discussão estava relacionado ao impacto que os novos equipamentos Aeroporto e Parque Tecnológico podem ocasionar na região, o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Benedito Silva, enfatizou que pretende trabalhar em conjunto com a sociedade para buscar os melhores mecanismos.

Atenção especial foi dada aos projetos em andamento do GRU Airport, os quais elevarão o Aeroporto para se tornar o grande hub internacional do Hemisfério Sul. Carlos Silveira  manifestou a vontade de continuar desenvolvendo um trabalho em harmonia com a Cidade.

O encontro selou ainda a iniciativa de promover um estudo conjunto entre as três instituições (AGENDE, SDU e GRU Airport) para promover um número especial da Revista Análise Guarulhos enfatizando os Desafios para a Cidade tornar-se Global.
Ao final das apresentações foi promovida uma rodada de perguntas e respostas.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade