Notícias
ADRAT promove palestra da EMPLASA sobre o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista

Aconteceu dia 03 de outubro no Auditório do SEBRAE-SP de Mogi das Cruzes, um evento promovido pela ADRAT (Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê) que contou o com apoio da AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos). O evento apresentou o Plano de Ação da Macrometrópole Paulista feito pela EMPLASA (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A).

O objetivo do evento foi o de articular com o poder público, sociedade civil e as principais entidades da Região do Alto Tietê, planos de ação para melhorias social e econômica com base nos estudos disponibilizados pela EMPLASA e destacar suas potencialidades e pontos críticos a serem trabalhados para então propor um novo Planejamento Estratégico da ADRAT.

O seleto grupo de lideranças reuniu autoridades públicas dos Municípios, empresários, acadêmicos e representantes de entidades da Sociedade Civil como a Associação Comercial, o CIESP-Arujá, OAB/Mogi, além de diretores da ADRAT, entre eles o atual diretor financeiro Sr. Minoru Harad, o Sr. Jair Pedrosa, a Vice-Presidente Bianca Colepicolo. Na composição da mesa solene dos trabalhos estiveram presentes: Heloize Campos – Presidente da ADRAT; Laudirley Dourado – Representante do CIESP-Arujá e Vice-Presidente da ADRAT; Marcos Damásio – Secretário de Desenvolvimento Econômico de Mogi das Cruzes, Cristiane Rebellato – Gerente do Escritório do SEBRAE do Alto Tietê, Dr. Devanildo Damião – AGENDE Guarulhos, José Carlos Santos, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Arujá e a Palestrante, Sania Baptista – urbanista da EMPLASA.

Coube ao publicitário Martinho Risso comandar com grande maestria os trabalhos e nos discursos iniciais, destacou-se a palavra do Secretário de Mogi das Cruzes, Marcos Damasio, o qual enfatizou a necessidade de se pensar a região de forma estratégica e que Mogi das Cruzes pela sua liderança natural, assume o papel de conciliador e player de destaque no processo. O Sr. Laudirley Dourado (CIESP de Arujá), afirmou que a ADRAT, com a nova visão busca a consolidação de ações que beneficiem toda a região, explorando as potencialidades de cada Município.

A Gerente do SEBRAE-SP de Mogi das Cruzes, Cristiane Rebellato lembrou que o empreendedorismo é uma grande vertente a ser explorada, e que o SEBRAE coloca os seus recursos para beneficiar o empreendedorismo. O Secretário de Arujá, José Carlos Santos, mostrou satisfação com o evento e ponderou que cada município deve buscar explorar os seus pontos fortes e, coletivamente as coisas se resolvem com maior força.

A apresentação da EMPLASA teve como eixo principal o PAM, Plano de Ação da Macrometrópole. O PAM 2013/2040 contribuirá para a consolidação de uma nova estratégia de governança metropolitana no território da Macrometrópole, onde estão situadas as quatro regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte).


Proferida pela urbanista Sania Baptista mostrou a metodologia utilizada e as fases de execução do projeto, o qual tem como horizonte o ano de 2040. Abordou de forma contundente que o plano apontará ações que necessitarão ser incorporadas e executadas localmente. Também, utilizando recursos de georreferenciamento, apresentou diversas características da região destacando questões como emprego, disponibilidade de água, potencial econômico, adensamento inovativo e outros. Em especial, mostrou-se preocupada com a questão da governança, enfatizando a importância de sensibilização e articulação contínua.

A apresentação enriqueceu o conhecimento de todos, que puderam sentir a complexidade dos temas regionais e a necessidade de articulação para que as demandas sejam defendidas com mais êxito.

Coube ao Dr. Devanildo Damião comentar a apresentação da EMPLASA, destacando que o trabalho desenvolvido, dada sua qualidade, deve nortear os diversos planos estratégicos desenvolvidos por outras entidades com escopo mais reduzido. Ponderou que tem articulado de forma intensa com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo meios de desenvolver um plano estratégico capitaneado pela ADRAT com foco na região do Alto Tietê, possibilitando detalhar as características da Região e, sobretudo, apontar suas principais dinâmicas econômicas.

A seguir foi realizada a apresentação da Presidente Heloize Campos, a qual destacou todo o processo de constituição da ADRAT, os principais projetos que foram desenvolvidos e as expectativas para a construção de uma nova visão na entidade. De forma clara, pontuou que se deve respeitar o acúmulo existente, para buscar novas alternativas com sustentabilidade. Também foram apresentados os objetivos com o projeto em gestação, os principais desafios e as estratégias que podem ser utilizadas, ela finalizou observando que por mais que as regiões apresentem dinâmicas divergentes, seguramente existem vários pontos de convergência que devem ser trabalhados de forma inteligente.

O público se manifestou de forma elogiosa ao evento e várias lideranças aderiram os propósitos de participar de um plano estratégico para toda a região. A estudante do curso de urbanismo, Ingrid Negri, mostrou-se motivada com a iniciativa e considera que o projeto irá oferecer oportunidades para os estudantes da Região.


O Presidente da AGENDE Aarão Ruben de Oliveira, manifestou grande alegria com o evento e colocou que acontecimentos com esta característica devem ser rotineiros; prosseguiu ponderando a capacidade de liderança do Sr. Laudirley Dourado e que pessoas com grande potencial técnico são os diferenciais de organizações como a ADRAT que necessitam responder às demandas da sociedade por meio de projetos.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade