Notícias
AGENDE faz palestra sobre o Sistema de Inovação de Guarulhos na 2ª Semana da Ciência e Tecnologia

Presidente da AGENDE compõe a mesa de abertura da 2ª Semana de Ciência e Tecnologia.

Foto: Leandro Gramulia (Diretor de TI da Prefeitura de Guarulhos), Naldo Araújo Cardozo (Coordenador Geral de Representação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da região Sudeste) e Aarão Ruben Oliveira(Presidente da AGENDE e ASEC)

Teve início no dia de outubro 14, no Centro Municipal de Educação ADAMASTOR, a 2ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos (SEMCITEC). A AGENDE participou da abertura do evento representada por seu Presidente e Secretário Geral, Aarão Ruben de Oliveira e Antonio Roberto Marchiori, respectivamente.
 

Mesa de abertura contou com o Vice-Prefeito Carlos Derman, o Secretário de
Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Teodoro e Aarão Ruben.

A SEMCITEC é um evento anual de divulgação científica da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com instituições acadêmicas locais. Ela se orienta pelos mesmos pressupostos e objetivos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a saber: mobilizar a população, em especial crianças e jovens, para a importância da ciência, da tecnologia e suas aplicações, contribuir para a popularização da ciência de forma mais integrada e apoiar o desenvolvimento social.

O evento é realizado pela Prefeitura de Guarulhos em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Fatec (Campus Guarulhos), Unifesp (Campus Guarulhos), Faculdade Eniac, Fig-Unimesp, Universidade Anhanguera e Universidade Guarulhos (UnG).
Texto e Foto: Comunicação AGENDE

Coordenador dos Núcleos do Parque Tecnológico e Acadêmico da AGENDE ministra palestra sobre o Sistema de Inovação.
 
Prof. Ary Baddini (Fig-Unimesp), Dr. Devanildo, Prof. Renata e
Prof. Eduardo Gimenez (Fig-Unimesp)


Na tarde do dia 15 de outubro, durante a 2a Semana da Ciência e Tecnologia de Guarulhos, o Dr. Devanildo Damião (Coordenador dos Núcleos do Parque Tecnológico e Acadêmico da AGENDE), ministrou uma palestra sobre o Sistema de Inovação de Guarulhos e apresentou os projetos voltados à tecnologia e inovação que a Cidade tem. Ladeado por Renata Schirrmeister, doutoranda em Administração pela USP e professora da PUC/SP, as palestras tiveram como objetivo apresentar estratégias e tendências sobre inovação e desenvolvimento.


Dr. Devanildo iniciou sua palestra apresentando dados e informações sobre inovação mundial. Posteriormente apresentou os processos e procedimentos que implicam  incentivo à inovação.

Todo o conteúdo apresentado durante a palestra do Dr. Devanildo embasou a discussão sobre as vantagens de instalar um parque tecnológico em Guarulhos (2a. maior cidade do Estado de São Paulo). Enfatizando a importância de criar um ambiente polivalente para a fomentação da inovação, Dr. Devanildo apresentou dados importantes sobre o perfil econômico de Guarulhos e os benefícios de se ter, por exemplo, o Aeroporto Internacional  - que permite à cidade receber importantes indústrias (principalmente do setor químico-farmacêutico que apreciam a facilidade logística).
 
Posteriormente, enfatizou a importância de Guarulhos ter a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos. A Incubadora serve como infraestrutura gerencial e de suporte ao processo de pesquisa e desenvolvimento. Cabe ao empreendedor, apoiado na infraestrutura, desenvolver a melhor tecnologia para realizar suas visões e buscar o mercado mais adaptado ao seu negócio. Hoje, por exemplo, a Incubadora de Guarulhos tem entre suas incubadas uma empresa de alta tecnologia e inovação que desenvolve DNA sintético, que é referência nacional para o segmento - um orgulho para a Cidade. 

Diante de todo o cenário tecnológico e inovador apresentado, Dr. Devanildo deu ênfase sobre a capacidade de Guarulhos de fato implementar seu Parque Tecnológico.

A professora Renata iniciou sua apresentação falando sobre o estudo de demandas por inovação e conhecimentos em empresas situadas no entorno de parques científicos e tecnológicos. O objetivo do estudo foi delinear as principais demandas por serviços tecnológicos e serviços de conhecimento no contexto do Parque Tecnológico de São Paulo.

Para Renata, a integração entre o meio empresarial e científico concretiza-se nos parques tecnológicos através da facilitação à transferência de informação, conhecimento e tecnologia entre stakeholders relevantes ao processo de inovação; criação e fortalecimento de micro, pequenas e médias empresas de base tecnológica e subsequentes ganhos de competitividade dessas empresas; geração de empregos e renda; e o aumento da cultura e da atividade empreendedoras, em particular as de caráter tecnológico.

Assessoria de Imprensa
Yesh Comunicação | (11) 4574-4004
Luciana Carniti – luciana@yesh.com.br
Guilherme Ginjo – guilherme@yesh.com.br




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade