Notícias
Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos recebe Guilherme Coelho, vice-prefeito de Petrolina/PE

Na manhã do dia 17 de outubro, a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos recebeu a visita de Guilherme Coelho, vice-prefeito da cidade de Petrolina/PE. Ciceroneado por Luiz Augusto Leal de Moraes (empresário da região de Cumbica) e pelo jornalista Martinho Risso (vice-presidente da ASEC e diretor de comunicação do CIESP Guarulhos), Guilherme foi recepcionado na Incubadora por Aarão Ruben de Oliveira (presidente da AGENDE) e pelo professor José Roberto Machado (coordenador da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos).
 
Martinho Risso (vice-presidente da ASEC e diretor de comunicação do CIESP Guarulhos); José Roberto Machado (coordenador operacional da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos); Aarão Ruben de Oliveira (presidente da AGENDE); Guilherme Coelho (vice-prefeito de Petrolina/PE); Luiz Augusto Leal de Moraes (empresário de Cumbica).

Aarão iniciou a visita apresentando alguns dados importantes sobre a economia de Guarulhos, evidenciando potencialidades e pontos de convergência entre as duas cidades representadas no evento. Depois, apresentou a estrutura da AGENDE, da Incubadora e o projeto para o Parque Tecnológico de Guarulhos. Aarão ressaltou também a importância da cidade ter uma Lei de Inovação, com o intuito de criar um ambiente inovativo e favorecer a fomentação de uma sociedade do conhecimento.

Guilherme conheceu as instalações da Incubadora e ficou surpreso com a infraestrutura proporcionada às empresas incubadas. “Me surpreendeu o comprometimento do presidente Aarão com a Incubadora Tecnológica e todos os projetos relacionados à inovação em Guarulhos. De fato, Guarulhos tem muitas indústrias e a Incubadora vem somar e agilizar o processo que leva novas tecnologias e inovações ao consumidor o mais rápido possível”, declarou Guilherme.

Para Aarão, Petrolina é uma cidade com grande potencial para desenvolver um ambiente inovador e gerar conhecimento que contribuirá para um possível projeto de incubação cruzada. “Desenvolver um projeto de incubação cruzada entre duas cidades, sejam elas do mesmo país ou não, é totalmente viável. Pode-se desenvolver aqui todas as práticas que vão ser adaptadas em outros lugares, tamanha é a velocidade possibilitada pela web”, afirmou Aarão.

Petrolina é reconhecida nacionalmente como a segunda maior produtora de uvas do país, com destaque para as variedades Festival, Thompson, Crimson e Princess, todas sem sementes. A fruticultura encontrou solo fértil para o desenvolvimento, exportando frutas tropicais para o mundo inteiro, principalmente para o mercado europeu. Petrolina está inserida na Rede Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina/Juazeiro (RIDE), o que beneficia o aumento da oferta de emprego, renda e diversificação da produção local. Em relação aos demais municípios do estado, Petrolina é o maior produtor de manga, uva, goiaba, o 3º maior produtor de banana e 7º maior produtor de coco.

Uma particularidade que interliga Petrolina a Guarulhos é que a cidade pernambucana é o segundo portão de entrada por via aérea do Estado. Seu aeroporto possui a segunda maior pista de pouso e decolagem do Nordeste – 3.250 metros de extensão – apta a receber grandes aviões cargueiros e de passageiros com capacidade de até 110 toneladas e pátio de aeronaves com cinco posições de estacionamento. Além disso, seu terminal de cargas está preparado para atender a demanda de exportação de frutas da região. Possui dois mil metros quadrados e é dotado de seis câmeras frigoríficas com capacidade de armazenamento de 102.000 caixas de produtos perecíveis e dois túneis de resfriamento. Há um terminal de passageiros totalmente climatizado, com equipamentos de segurança e de informação aos viajantes, tendo sido concebido dentro do conceito de Aeroshopping, abrigando 19 pontos comerciais.

Tantas similaridades sugestionam inúmeras possibilidades de acordos e parcerias entre as cidades. Para Aarão, Petrolina tem particularidades demográficas e geográficas que permitem a implementação de vários tipos de projetos inovadores no ramo da biotecnologia. “O grande histórico que Pernambuco tem nas áreas de biotecnologia e farmacêutica mostra que Petrolina e Guarulhos são municípios muito parecidos, que podem ser consideradas cidades irmãs”, enfatizou Aarão.

(Fonte dos dados sobre Petrolina: www.petrolina.pe.gov.br )

Assessoria de Imprensa
Yesh Comunicação | (11) 4574-4004
Luciana Carniti – luciana@yesh.com.br
Guilherme Ginjo – guilherme@yesh.com.br





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade