Notícias
Incubadora Tecnológica AGENDE comemora 8 anos de atividade e homenageia empresas parceiras

Na manhã do dia 25 de outubro, empresários, representantes do poder público e entidades de fomento estiveram presentes no evento de comemoração ao 8° aniversário da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos.


A mesa de honra do evento foi formada por Aarão Ruben de Oliveira (Presidente da AGENDE Guarulhos que é a gestora responsável pela Incubadora), Luis Carlos Teodoro (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, representando o Prefeito Municipal), Marcelo Paranzini (Gerente do Escritório Regional do SEBRAE/SP em Guarulhos), Fernando Batolla (Assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia SDECT/SP), Laudirley Ferreira Dourado (Diretor do CIESP-Arujá) e Maurício Colin (Diretor do CIESP-Guarulhos).


Aarão Ruben iniciou a cerimônia destacando que nos últimos dois anos o avanço estrutural e de gestão da Incubadora é perceptível e que todo esforço é voltado para que as empresas consigam alçar voo no mercado. “A Incubadora completa oito anos, porém há cerca de quatro anos tornou-se de base tecnológica e desde que nos mudamos para este prédio é notável a dedicação de todos os envolvidos para que tenhamos resultados expressivos, o que nos traz muito orgulho”, declara Aarão.


Luis Carlos Teodoro enfatizou a importância de comemorar o oitavo aniversário da Incubadora, já que é um projeto que nasceu da união dos esforços de várias entidades e da própria municipalidade e que incentiva e estimula o desenvolvimento de novas tecnologias e a inovação na cidade de Guarulhos. “O Prefeito Sebastião Almeida está convencido da importância dos projetos relacionados à inovação que a AGENDE Guarulhos tem promovido, e certamente os apoiará até que sejam finalizados”, enfatizou Teodoro.

 
Marcelo Paranzini ressaltou a importância da presença da Incubadora no município, que fomenta a inovação nas empresas. “O SEBRAE/SP se coloca à disposição para o que for preciso, com o intuito de fomentar a inovação no município”.


Fernando Batolla declarou que para a Secretaria de Ciência e Tecnologia de São Paulo é muito importante ver o avanço da Incubadora Tecnológica, já que ela faz parte de projetos liderados pelo referido órgão. “Nos dá muita satisfação ver a atuação da Incubadora na cidade e nas empresas incubadas”.


Laudirley Dourado declarou imenso orgulho por Guarulhos ter uma Incubadora que é referência para tantas outras cidades.


Mauricio Colin enfatizou que o trabalho dos gestores da Incubadora e da AGENDE faz muita diferença para o sucesso do projeto. “A indústria anseia por produções inovadoras para que haja reciclagem e crescimento no ambiente industrial”, declarou Colin.


Auditório (Wilson Arambul) da Incubadora
 
O evento também teve como objetivo homenagear as empresas parceiras que continuamente colaboram com os projetos relacionados à Incubadora e ao Sistema de Inovação de Guarulhos. Os representantes das empresas Fitas Metálicas, Braspar, Garden Química, FURP, Filtertek, EDP Bandeirantes, Daicast, Cooperativa de Crédito – COOPERSIGMA e Glasser receberam placas de reconhecimento em forma de agradecimento ao apoio e parceria.


Para encerrar, Aarão Ruben destacou a importância da parceria que a Incubadora mantém com o SEBRAE/SP, como o apoio aos incubados para, por exemplo, participar como expositor em feiras e eventos – o que seria praticamente inviável para uma jovem empresa em fase de estruturação. “O projeto Inova Guarulhos que a AGENDE apresentou no 23º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas da Anprotec é uma grande parceria com o SEBRAE”, finalizou.

Na próxima semana, Aarão Ruben, Roberto Marchiori (Secretário Geral da AGENDE) e Devanildo Damião (Coordenador dos Núcleos Acadêmico e do Parque Tecnológico da AGENDE) estarão em Portugal para assinar um acordo de cooperação internacional com o Parque Tecnológico de Portugal (Taguspark). O acordo prevê, dentre outras ações, a incubação cruzada - o que permitirá que as empresas da Incubadora tenham acesso aos mercados dos países europeus. O termo de parceria prevê, também, a colaboração acadêmica a estudantes e pesquisadores. Ainda em Portugal, a comitiva visitará o parque biotecnológico de Coimbra e Devanildo participará do Congresso de Gestão de Tecnologia Latino-Iberoamericano (Altec 2013), apresentando o projeto Inova Guarulhos.

Durante esses oito anos a Incubadora foi abrigo para empresas que encontraram subsídio e apoio para iniciarem suas atividades e emplacarem no mercado.


Boa parte do sucesso dessas empresas deve-se ao bem sucedido PPV (Programa Pronto para Viver), que promove o desenvolvimento de empresas considerando três variáveis simultaneamente: ciclo de vida, maturidade e competências. Também de fundamental importância para enfrentar este desafio é a articulação com as entidades acadêmicas e o tecido empresarial, possibilitando integrar o conhecimento tecnológico e científico com as atividades desenvolvidas nas empresas, levando ao aprimoramento da gestão e operação.


Da esquerda para direita: Ten. Cel. PM Celso Lins, Aarão Ruben, Marcelo Paranzini,
Maurício Colin, Martinho Risso e Damião Amaral (FURP)
.

A articulação é a marca deste processo, envolvendo o Comitê Técnico da Incubadora, que congrega o Poder Público, a Academia e Entidades representativas do Município. E, sobretudo, o SEBRAE/SP, parceiro conveniado, que atua por meio do seu escritório regional de Guarulhos oferecendo suporte e recursos para consolidar a qualidade do processo de incubação na cidade.

Assessoria de Imprensa
Yesh Comunicação | (11) 4574-4004
Luciana Carniti – luciana@yesh.com.br
Guilherme Ginjo – guilherme@yesh.com.br





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade