Notícias
AGENDE participa do 1º Fórum de Desenvolvimento e Inovação da cidade de Atibaia



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Atibaia realizou no dia 26/11, o 1º Fórum de Desenvolvimento e Inovação da cidade. Com uma programação de um dia inteiro, a Secretaria cumpriu uma agenda de importante conteúdo, como mesas e palestras frequentadas por grandes nomes locais e nacionais e uma plateia repleta de participantes. Atibaia, juntamente com Guarulhos, faz parte da Agência de Desenvolvimento UNICIDADES, que congrega os municípios paulistas situados no Eixo da Fernão Dias.

A AGENDE esteve representada por Paulo Gonçalves, Gerente Geral da entidade.

O destaque foi a segunda atividade do dia, um painel com o tema Inovação Tecnológica e Competitividade, moderada pelo Dr. Carlos Alberto Gennari, da Leonardi Construções Integradas e que contou com os seguintes debatedores:

• Nivaldo Galhardo - Smart Modular Tecnologia

• Silvio Spinella - Coordenador Geral do CTI Renato Archer

• Osvaldo Lanhoz Maia - Gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-SP

Este painel deu a entender que a cidade de Atibaia não só está conectada com o tema Inovação, como está muito bem representada por uma consistente base de Pesquisa e Desenvolvimento explicitada pela presença de importantes empresas de atividades altamente tecnológicas, bem como de importantes instituições de pesquisa como o CTI Renato Archer.

O Professor Silvio Spinella falou sobre o trabalho desenvolvido pelo CTI sediado nas cidades de Campinas e Fortaleza e que agora conta também com uma instalação na cidade de Atibaia, onde desenvolve o programa denominado Projeto CITAR.

O Diretor da Smart Modular Tecnologia expôs o trabalho desenvolvido na cidade que consiste principalmente no desenvolvimento e encapsulamento de módulos de memória para equipamentos de informática, cujo destinatário é a Sansung, maior fabricante de computadores no Brasil.

Já o Gerente de Inovação do Senai-SP falou sobre a importância da política local implantada pelo secretário Lidio Giosa sob o comando do Prefeito Saulo Pedroso, que estabeleceu diversos parâmetros para atrair e incentivar empresas de base tecnológica e de economia inovadora. Destaque para a lei municipal de Inovação, a criação da Inatec, Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, do Programa Atibaia Município Sustentável e do primeiro Arranjo Produtivo Local de Inovação Eletrônica e de Tecnologia de Informação e Comunicação que demonstram a tendência da administração local de buscar transformar Atibaia numa referência do tema na região.

Um painel eletrônico exibia durante todo o fórum, lembretes sobre todas estas ações adotadas pela municipalidade e também um informe sobre a caracterização feita pela ONU indicando a cidade de Atibaia como a mais adequada na região para receber investimentos externos. Exibia também a informação de que, segundo dados do CAGED, Atibaia se caracteriza como uma cidade de grande potencial gerador de novos postos de trabalho.

Seguiram-se a este painel, uma palestra do consultor Dr. Paulo Rabello de Castro do Movimento Brasil Eficiente sobre os rumos da economia brasileira para os próximos anos e um outro painel cujo tema era Desenvolvimento para todos. Encerrou-se a parte formal do Fórum com o anúncio da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e com a assinatura de convênios.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade