Notícias
Guarulhos teve crescimento real do PIB de 9,45% em 2011, ano em que o Brasil cresceu 2,70%

Por Marcelo Chueiri
Coordenador Técnico da AGENDE


O IBGE divulgou no último dia 17 a evolução econômica em 2011 dos municípios de todo o Brasil, incluindo o Produto Interno Bruto (PIB) municipal e os Valores Adicionados (VA) dos principais setores econômicos.

Guarulhos mais uma vez se manteve entre os 10 principais municípios do País (Top 10), se firmando em 8º lugar e aumentando a distância em relação ao 9º e 10º colocados.

O crescimento anual foi de 9,45% em valores reais (descontada a inflação do ano), muito acima do índice real de crescimento do Brasil no mesmo ano – que foi de 2,70% – e o maior de todos entre as 10 principais cidades brasileiras.

O setor que puxou essa arrancada foi o de Serviços (que inclui o Comércio), que cresceu em termos reais 9,88%, a maior taxa entre os 20 principais municípios do país.

Conforme já demonstrado na revista Análise Guarulhos da AGENDE sobre o setor de Serviços, 2011 foi o ano em que esse setor se tornou o maior em geração de empregos, fortemente puxado pelos segmentos ligados à Logística, em especial o Transporte Aéreo e Transporte Rodoviário de Carga.

O crescimento da Indústria em geral foi mais modesto, a uma taxa de 3,40% mas suficiente para fazer Guarulhos passar de 9º para 8º no ranking dos municípios industriais. Esse índice inclui também a Construção Civil que está muito acelerada, o que pode indicar um índice mais modesto ainda para a Indústria de Transformação, que em 2011 já teve uma pequena perda no nº de seus empregos.

Ainda que o IBGE atrase em média 2 anos para anunciar os números do PIB dos municípios, podemos deduzir que existe um novo ciclo de crescimento se abrindo em Guarulhos nesta década, mas alavancado principalmente pelo setor de Serviços, tendo como carro chefe a Logística.
Saiba mais:

Diário de Guarulhos - PIB real de Guarulhos cresceu 9,4% em 2011, diz a Agende

Estadão - São Paulo, Brasília e Rio respondem por 20,6% do PIB brasileiro

Folha de São Paulo - Queda da Indústria reduz fatia de SP no PIB



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade