A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. e o Sebrae-SP acabam de iniciar o ciclo de cursos e palestras para fornecedores cadastrados no programa Decolando com Guarulhos, desenvolvido em parceria entre as duas instituições e a Prefeitura de Guarulhos.
O projeto, que iniciou em fevereiro de 2013, tem como objetivo a formação e a capacitação de micro e pequenos empreendimentos das comunidades vizinhas ao aeroporto. A primeira fase foi concentrada no encadeamento produtivo, com o planejamento e aplicação de um diagnóstico, que avaliou a maturidade da gestão realizada com os fornecedores locais pelo Sebrae-SP e pela Orbe Consultoria, especializada em gestão.
A primeira fase do programa resultou no mapeamento de 104 fornecedores locais, que gerou em 55 diagnósticos de maturidade de gestão e organizou o primeiro grupo participativo no projeto Decolando com Guarulhos. “Além de ser uma interface de fornecedores locais com as demandas do aeroporto, tem o objetivo claro de fomentar o desenvolvimento local e formar uma cadeia produtiva na região do entorno, explica coordenador de Responsabilidade Social do GRU Airport, Carlos Melo. Segundo declaração de Antonio Miguel Marques, Presidente do Gru Airport, ao jornal Valor Econômico publicado em 31/01/2014, ele disse que “6% das compras totais, ou R$ 43 milhões, do empreendimento estão atrelados a empresas locais”.
Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, Marcelo Paranzini, o projeto é uma importante parceria entre o Sebrae-SP, Sebrae-NA e o GRU Airport atuando em duas linhas: Encadeamento Produtivo e Atendimento Territorial. "Os resultados obtidos hoje com o Encadeamento Produtivo, atuando na cadeia de suprimentos do GRU Airport, trabalhando com micro e pequena empresas potências fornecedoras, são importantes pois iremos gerar padrão de gestão que possibilitará a participação em futuras cotações e quem sabe o fechamento de contratos de fornecimento, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico da região".
Em janeiro de 2014, inicia a segunda fase do projeto a “Trilha do Conhecimento”, um ciclo de cursos para os fornecedores cadastrados no programa ministrados pelo Sebrae e pela consultoria Orbe. Os temas variam entre Administração, Marketing, Estoque / Produção / Qualidade, Finanças, Jurídico, Responsabilidade Social / Sustentabilidade, Saúde Segurança e Meio Ambiente.
O objetivo é contribuir para a melhoria dos processos de gestão desses micro e pequenos empresários, de forma a torná-los aptos a fornecer produtos e serviços para grandes empresas da região de Guarulhos.