Notícias
Iniciam-se as obras do Novo Trevo de Bonsucesso que deverá ser entregue até agosto de 2015

Prefeitura de Guarulhos

O prefeito Sebastião Almeida assinou na manhã desta segunda-feira (17) a Ordem de Serviço para o início das obras de reformulação do Trevo de Bonsucesso. Segundo Almeida, o novo trevo é o primeiro passo de uma série de intervenções que serão realizadas na cidade para melhorar o tráfego de veículos e trazer mais segurança e conforto à população. “Essa obra vai ampliar a rapidez no deslocamento das pessoas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de quem passa por esse local diariamente. Além disso, vai alavancar o progresso e o desenvolvimento industrial em toda a região”, disse o prefeito.

A importância da obra ficou evidente durante a solenidade, muito concorrida, e na qual compareceram diversas autoridades do Executivo e do Legislativo municipal e estadual, entre as quais o deputado estadual Alencar Santana, a deputada federal Janete Pietá, o secretário de Transportes e Trânsito (STT) Atílio André Pereira, além de empresários e membros da sociedade civi.

Com a Ordem de Serviço, o consórcio do empreendimento começa a montar o canteiro de obras nesta terça-feira (18), iniciando a demarcação para cortar o talude no túnel, que hoje representa o grande gargalo do trevo. A obra será realizada com todo o cuidado e segurança, sem mexer no tráfego da Rodovia Presidente Dutra, para que os veículos continuem trafegando normalmente enquanto o acesso vai sendo alargado.

A obra deve mudar para melhor o panorama das regiões de Bonsucesso, Pimentas, Cumbica e Presidente Dutra, que possui cerca de 600 mil habitantes, quase metade da população de Guarulhos, e ainda é responsável por grande parte do parque industrial do município, que continua crescendo. Os empresários, aliás, estão otimistas com a realização dessa obra, que vem ao encontro de uma necessidade cada vez mais urgente, já que vai atender a todas as classes, com a rapidez no escoamento da produção, no recebimento dos implementos e no trajeto dos funcionários. A expectativa é grande, inclusive para o crescimento do parque industrial da região.

Em alguns dias, a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) começará a fechar as vias e a fazer os desvios necessários para início da primeira etapa. Quando terminada, as atuais três pistas serão ampliadas para sete, de 3,8 metros cada, dando maior vazão ao trânsito. A melhoria será sentida já nessa primeira fase da obra, que pode ser considerada curta se for levado em consideração o custo/benefício. Pelo trevo passam mais de 150 mil veículos/dia, 1730 viagens só dos ônibus municipais (sem contar os intermunicipais), que levam 110 mil passageiros por dia.

A reformulação do Trevo de Bonsucesso inclui alças independentes para cada destino, dois viadutos e acessos sem semáforos, para permitir o tráfego rápido e seguro no local. Estão previstas também obras do Corredor Juscelino Kubitschek e do Terminal Bonsucesso. As obras têm um custo de R$ 83 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União e prazo de 18 meses para ser finalizada. Os recursos foram anunciados pela presidenta Dilma Rousseff durante sua visita a Guarulhos, em novembro de 2013.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade