Notícias
AGENDE assina Acordo de Cooperação Técnica com Parque Tecnológico de Portugal - Biocant

A AGENDE Guarulhos e o Biocant Park (Parque Tecnológico de Cantanhede em Portugal) assinaram neste sábado, 8 de março, um Acordo de Cooperação Técnica com o propósito de articular novas fontes de conhecimento e oferecer oportunidades únicas para as empresas que atuam por meio das instituições.


Da esquerda para direita: Josinaldo Barros (STIMMMEG), Celso Masson (Prefeitura de Guarulhos/SETCESP), Roberto Machado (Incubadora AGENDE), Laudirley Dourado (FESMA), Devanildo Damião (AGENDE), João Moura (BIOCANT), Aarão Ruben (AGENDE/ASEC), José Cravo-Roxo (ASEC) e Roberto Marchiori (AGENDE/CIESP-Guarulhos)

O evento aconteceu na Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, embrião do futuro Parque Tecnológico da Cidade. Estiveram presentes representantes da sociedade civil, do governo municipal, das empresas incubadas e da academia local. Inicialmente o professor doutor Devanildo Damião, coordenador dos núcleos acadêmico e Parque Tecnológico da AGENDE, fez uma apresentação sobre o Sistema de Inovação de Guarulhos.


Homenagem ao dia da Mulher

“Quando estivemos no Biocant Park, em 2013, vimos um grande investimento e uma estrutura exemplar, que nos inspirou em nosso projeto para o Parque Tecnológico de Guarulhos. Percebemos que lá há uma grande influência do poder público e da academia nos projetos de inovação, e dessa forma queremos prosseguir em Guarulhos, para que o ambiente de inovação se crie no município”, declarou Aarão Ruben de Oliveira, presidente da AGENDE.


“A visita que foi feita em outubro de 2013 no Biocant Park foi muito importante. Na nossa estratégia destacamos a importância de haver troca de experiências com outras instituições que promovem a inovação. Acima de tudo, temos um grande desafio, de que não seja mais um protocolo de cooperação, mas sim que haja troca de experiências entre os empreendedores de Guarulhos e nossos empreendedores. E que seja uma porta de entrada na Europa para os empresários de Guarulhos”, declara Doutor João Moura, presidente do Biocant Park.
 


Acompanhado por uma comitiva de empresários e incentivadores da incubadora, Dr. João Moura conheceu algumas das empresas incubadas e ficou surpreso com o avanço tecnológico dos projetos. “Durante essa visita já identificamos a primeira oportunidade de intercâmbio, entre a InGene (empresa de biotecnologia sediada na Incubadora) e um dos projetos do Biocant, e já acertamos a ida do Dr. Péricles Hasum (proprietário da InGene) a Portugal para iniciarmos efetivamente a parceria”, declara Antônio Roberto Marchiori, secretario geral da AGENDE.

“Esse acordo é um passo fundamental para a caminhada do município de Guarulhos rumo à implementação de uma cultura de sociedade do conhecimento na cidade de Guarulhos. A inovação tecnológica na área de biomedicina é um passo importante não apenas para a economia e o desenvolvimento da região, mas principalmente para a sociedade.”, afirma Doutor Devanildo Damião.
 

Os Acordos de Cooperação Técnica visam proporcionar a execução de projetos produtivos para as empresas de ambas as regiões, fomentar o incentivo à inovação, apoiar as atividades das Incubadoras de Empresas Tecnológicas, entre outras demandas. Além de contribuir com a troca de conhecimento e experiências com as organizações educativas com seminários, cursos, conferências e simpósios.

Esta iniciativa faz parte da política de articulação internacional através do programa AGENDE 100 Fronteiras.  Três Acordos já foram assinados: o primeiro com o Parque Tecnológico de Andaluzia na Espanha, o segundo com o Parque Científico e Tecnológico de Pando (PCTP) no Uruguai, o terceiro com o TAGUSPARK em Portugal e também estão em entendimentos os Acordos com a França e com o Parque Tecnológico de Córdoba na Argentina.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade