Notícias
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq recebe a Medalha Fields, o nobel da matemática

O bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq, Artur Ávila Cordeiro de Melo, 35 anos, recebeu nesta terça-feira (12), a Medalha Fields, concedida pela União Internacional de Matemáticos (IMU). Artur Ávila é o primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber o prêmio, que é equivalente ao "Nobel" da matemática.

De acordo com a União Internacional de Matemáticos (IMU) a premiação do pesquisador brasileiro foi concedida em reconhecimento a suas contribuições na teoria dos sistemas dinâmicos unidimensionais, que estuda o comportamento de sistemas sujeitos a alterações constantes.

Ávila tem contribuições fundamentais em várias subáreas de sistemas dinâmicos, bem como em análise matemática. Seus principais trabalhos científicos estão relacionados à teoria de renormalização, que desempenhou um papel fundamental na física de partículas.

O pesquisador brasileiro recebeu a Medalha Fields em Seul, durante o Congresso Internacional de Matemáticos, junto com Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton (EUA), Martin Hairer, da Universidade de Warwick (UK) e Maryam Mirzakhani, da Universidade de Stanford (EUA).

Ao congratular o agraciado com a Medalha Fields, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, disse que a premiação do pesquisador, em reconhecimento por suas excepcionais contribuições científicas na área de Sistemas Dinâmicos, é motivo de orgulho e comemoração para toda a comunidade científica brasileira. "Esta conquista de Artur Ávila representa um marco para a ciência nacional e inspiração para os jovens brasileiros em seu interesse pelo conhecimento", afirmou Oliva.

Currículo - Ávila possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada IMPA (1997) e doutorado em Matemática também pelo IMPA (2001), instituto de pesquisa ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Atualmente é pesquisador do IMPA e Diretor do Centre National de la Recherche Scientifique, na França, além de bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos. Em 2013 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC).

Principais premiações da carreira:

- Bronze na OBM em 1992;

- Ouro na OBM em 1993, 1994 e 1995;

- Prata na Cone-sul em 1994;

- Ouro na Ibero-americana, Cone Sul e Internacional em 1995;

- Prêmio Salem em 2006;

- Prêmio da Sociedade Matemática Europeia em 2008;

- Grand Prix Jacques Herbrand da Academia de Ciências da França, em 2009;

- Prêmio Michael Brin, em 2011; e,

- Medalha Fields, em 2014.

O Prêmio - A Medalha Fields é concedida, de quatro em quatro anos, pela União Internacional de Matemática (IMU) a no máximo quatro matemáticos. Além da medalha, os quatro vencedores recebem 15 mil dólares canadenses (cerca de R$ 31 mil) cada. O Prêmio Fields é considerado pelos norte-americanos e canadenses a condecoração mais importante da matemática.

Saiba mais:
G1 - Pesquisador brasileiro ganha prêmio equivalente a 'Nobel' de matemática




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade